Incêndiário de Vizela em tratamento em Santa Cruz do Bispo

A Guarda Nacional Republicana, nos dias 9 e 10 de outubro, deteve, em flagrante delito, dois homens, de 28 e 66 anos, em Vizela – Braga e Bragança.
Suspeito, utilizando um isqueiro, tinha intenção de atear o fogo ao Parque Natural de Vizela, acabando por ser detido.



Em comunicado a GNR informa que «Em Vila Flor, o suspeito ao realizar uma queima de sobrantes, perdeu o controlo das chamas, propagando-se o fogo à área envolvente. Na outra ocorrência, o suspeito, utilizando um isqueiro, tinha intenção de atear o fogo ao Parque Natural de Vizela, acabando por ser detido. Em aditamento a GNR informou ainda que o homem de 28 anos, detido em Vizela, após ser presente, anteontem, ao Tribunal Judicial da Comarca de Braga, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, para cumprimento de internamento preventivo.

Todos os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência».

A GNR acrescenta: «Relembramos que o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios foi prorrogado até 15 de outubro, por força das circunstâncias meteorológicas excecionais, sendo necessário continuar a adotar as medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais. Assim, alertamos para as proibições existentes nos espaços florestais e agrícolas, nomeadamente:

· fazer queimas ou queimadas;

· fumar, fazer lume ou fogueiras;

· lançar foguetes e balões de mecha acesa;

· fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;

· a circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

A GNR aconselha ainda que:

· Em caso de incêndio ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada e a forma de acesso mais rápida ao local;

· Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, contacte de imediato as autoridades».

Partilhar