Na festa de homenagem ao padre Constantino presença do Arcebispo de Braga foi surpresa gratificante


Vice-governador rotário disse que esta foi a homenagem mais envolvente que viu na sua carreira rotária. Sacerdote homenageado e o Clube presidido por Xavier de Freitas acolheram enormes elogios de um salão repleto.

A noite de ontem no restaurante Águia D'Óuro, onde uma centena de pessoas participou na entrega do galardão "Profissional 2008" do Rotary Club de Vizela ao pároco de S. Miguel das Caldas, Constantino Matos de Sá, foi memorável.

Domingos Xavier de Freitas apresentou algumas surpresas ao homenageado como a jovem Natália presente na sala, ligada ao primeiro batizado do pároco em Vizela, o casal Jorge e Ivone (do Centro de Saúde de Vizela) que representam o primeiro casamento e depois outra grande surpresa, a presença de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

Os elogios ao Homem, ao Sacerdote, ao Amigo e à Obra do Padre Constantino Matos de Sá vieram de todos os quadrantes da sociedade vizelense (estavam representados todos as freguesias e associações, todas as instituições religiosas da paróquia de S. Miguel e ainda o Padre José Lemos pároco de Santa Eulália e Santo Estêvão de Barrosas e os pais do homenageado) através de mensagens escritas ou evocadas no local.

D. Jorge Ortiga não escondeu a sua satisfação por esta homenagem ao seu amigo de infãncia (o arcebispo contou algumas passagens duma convivência salutar entre os dois sacerdotes) e membro da Igreja mas salientou que era mais importante olhar para o senhor Padre Constantino «que entregou a vida para ajudar as pessoas» com olhos de futuro porque «alguém que tudo deixa para servir o próximo, como aqui tem sido referido, é alguém que deve ser seguido como modelo e guia».

Francisco Ferreira salientou que a Câmara Municipal a que preside se sente reconhecida por tudo aquilo que o Padre Constantino tem feito em prol do Concelho acrecentando que ele é amigo de ajudar tudo e todos sendo o seu papel na sociedade vizelense muito reconhecido e gratificante. «Feliz o Presidente de Câmara que pode contar a seu lado com um Homem como o senhor Padre Constantino. A Câmara de Vizela é que deve dizer obrigado a si e não o senhor à Câmara, senhor Padre Constantino» - disse Francisco Ferreira.

O Padre Constantino, há 38 anos em Vizela, endereçou a todos os presentes e ausentes um abraço de gratidão. Revelando a sua satisfação pela homenagem de que foi alvo, o pároco salientou que aquela homenagem não era para si mas sim para todos aqueles que se entregam aos outros com amor e dedicação revelando que tudo o que fez foi sempre com o pensamento no seu próximo e semelhante.

Xavier de Freitas encerrou a sessão depois do vice-governador rotário ter referido que esta foi a homenagem mais envolvente que assistiu em toda a sua actividade rotária.
Foi, de facto, uma grande noite onde em cada rosto era visível a satisfação pelo facto do Padre Constantino (quanto a nós merecedor do galardão e medalha de ouro de Cidadão Municipal) ter sido alvo de uma homenagem tão justa e bonita promovida pelos rotários vizelenses.
O Rotary Club de Vizela na pessoa do seu Presidente Xavier de Freitas e restante Conselho Director marcou pontos bastante altos na cerimónia de ontem na homenagem a um dos mais altos vultos da sociedade vizelense.

QUADRO DOS PROFISSIONAIS VIZELENSES DISTINGUIDOS PELO RCV

1993 - Fonseca e Castro - Provedor da Santa Casa (f)
1994 - Joaquim Ribeiro - Industrial Calçado-Regilde (f)
1995 - Domingos Pinheiro - Industrial
1996 - Eduardo Pereira - Bombeiro (f)
1997 - Domingos Costa - Carteiro (f)
1998 - Guilherme Teixeira - Tipografo e José Couto - Comerciante (f)
1999 - José Videira - Têxtil
2000 - Lininha Coelho - Parteira
2001 - Lídia Faria (f) e Maria Alcina Claro - Professoras
2002 - António Costa Vieira e Renato Costa - Músicos
2003 - Daniel Matos (f) - Dentista
2004 - José Gomes - Acção social
2005 - Domingos Melo (f) - Jornalista
2006 - Adalberto Fausto - Desenhador Têxtil
2007 – Maria José Pacheco - Historiadora-escritora
2008 - Padre Constantino Matos de Sá - Sacerdote e ex-professor

Partilhar