MARIA ALBINA: «O Cuquinho da Ribeira foi a canção que lançou a minha carreira»


Maria Albina foi a primeira (e única) cantora vizelense a gravar em disco (vinil). Gravou três singles (ep's com 4 músicas cada), musicados por Renato Costa e algumas letras da autoria de sua mãe, Maria Arminda, como o célebre "Cuquinho da Ribeira".

Hoje já não canta em público, mas, diz ao ddV, não esquece as grandes emoções vividas nos palcos, nos microfones e até nas emissões radiofónicos dos Emissores do Norte Reunidos e Rádio Clube Português.



ddV - Quando começou a sua carreira?
MARIA ALBINA - Comecei a cantar em Vizela com 10 anos em espectáculos que se realizavam no jardim da então vila.
Pouco depois concorri a um concurso no teatro circo de Braga onde fiquei em primeiro lugar como Rainha das Cantadeiras do Minho, sempre ensaiada e acompanhada pelo Sr Renato Costa.
A partir dai, cantei em vários sítios sempre integrada no grupo Vizela a cantar.
Ao mesmo tempo cantava num programa da Radio Clube Português do Porto chamado "programa revelação" onde cantava quase semanalmente, sempre acompanhada ao acordeão pelo Sr Renato Costa.

- Sucesso e discos?
- Devido ao sucesso do programa da RCP, fui convidada a gravar o meu primeiro disco da editora Rapsódia, com 4 musicas sendo uma delas o "Cuquinho da Ribeira" com letra da minha mãe Maria Arminda e música do Sr Renato Costa, e que foi um grande sucesso tendo sido feita uma segunda edição.

- Mais discos?
- Sim. Pouco tempo depois gravei o segundo disco e depois o terceiro e ultimo disco da minha carreira.

- Que músicas gravou?
- Neste ultimo disco, tem a música que mais gosto "Aldeia Sem Luz" com música do maestro Renato Costa, a quem devo o sucesso da minha carreira artística, e letra linda, da minha mãe Maria Arminda, que sempre me incentivou.

- Espetáculos onde?
- Seguiram- se espectáculos no Palácio de Cristal, hoje pavilhão Rosa Mota, Programa Festival que se realizava no cinema Vale Formoso e transmitido em direto pelos Emissores do Norte Reunidos, hoje radio Festival, espectáculos da FNAT, actualmente INATEL, por todo o pais, sendo sempre muito acarinhada pelo publico.

- No tempo em que a TV estava a dar os primeiros passos.

- Numa altura em que a televisão estava a começar e não havia programas para jovens revelações, os discos que gravei, principalmente o "Cuquinho da Ribeira" foram a rampa de lançamento para a minha carreira.

- Reside em Infias, no concelho de Vizela...
- A minha relação com Vizela, e a minha terra, onde nasci, onde comecei a minha carreira, foi sempre a melhor e continuo a receber o maior carinho.
Renato Costa

- Saudades dos tempos vividos?
- Sim, muitas. Foi um período da minha vida que adorei e que recordo com muitas saudades.ddV

LEIA AQUI MAIS SOBRE MARIA ALBINA E OUÇA O CUQUINHO DA RIBEIRA

Partilhar