Morreu Jorge Sampaio o Presidente que assinou o Concelho de Vizela


O antigo Presidente da República morreu esta manhã. Estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, desde o dia 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias. Jorge Sampaio tinha 81 anos.
Diário da República

Sampaio estava de férias com a família no Algarve quando teve de ser internado no Hospital de Portimão, tendo depois sido transferido para o Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde era acompanhado.


Jorge Sampaio fica para sempre ligado à história do concelho de Vizela pois foi graças à sua coragem e determinação que o diploma que consagrou o novo concelho foi mandado publicar em Diário da República (ver aqui) pondo fim a longo processo, já depois da Assembleia da República ter aprovado a criação do concelho de Vizela, e perante a tentativa dos adversários de Vizela tentarem inviabilizar o mesmo com a redução de freguesias, ou seja da sua área geográfica.

Após a criação do concelho, Jorge Sampaio visitou Vizela (foto) em campanha eleitoral para a presidência da República onde foi recebido por enorme multidão e por Francisco Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vizela.

Dez anos antes, em 1991, Jorge Sampaio esteve em Vizela na qualidade de presidente do PS.



Partilhar