Geminação à vista entre Vizela e Nova Vizela

 



 O Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, recebeu ontem à tarde a comitiva que partiu de Vizela no passado dia 28 de outubro, rumo a Nova Vizela, na Guiné.


O grupo, liderado por David Topete, trouxe de Nova Vizela uma carta do administrador do território de Bissorâ, Joel Malam Tchuda, onde o mesmo realça os laços históricos que unem as duas cidades, assim como a “necessidade de estabelecer um relacionamento de irmãos da mesma história e da mesma língua”, efetuando um pedido oficial de geminação com Vizela.
O Presidente da Câmara reiterou a sua posição já anteriormente manifestada de que esta geminação faz todo o sentido, pois o tempo tem provado que ao longo dos anos existe uma cada vez maior aproximação e relação entre o município de Vizela e Nova Vizela, daí que a Câmara Municipal demonstra a sua total abertura para o estabelecimento desta união.
O Edil destacou ainda que, quando assumiu funções, se verificava um afastamento das relações entre as diversas cidades que estavam geminadas com Vizela, tendo sido efetuada uma inversão de trajetória consolidando e fortalecendo os laços com essas cidades.
De relembrar que David Topete e um grupo de amigos lançaram uma campanha de solidariedade para apoiar aquela comunidade que vive na pobreza extrema e onde levaram, para além de outros bens de primeira necessidade, como roupa, material hospitalar, material escolar, medicamentos, levaram também um jipe/ambulância.

NOTICIA DDV DO EVENTO

Jipe-ambulância a chegar à antiga Nova Vizela


Num percurso que se iniciou na última sexta-feira, David Topete e mais alguns amigos, partiram para a Guiné-Bissau, onda contavam chegar

hoje mesmo, isto depois de uma viagem não isenta de perigos e muita canseira, passado por Marrocos, Mauritânia, Gambia, Senegal e outros países Africanos, incluindo Casamança, um pequeno enclave incrustado entre o Senegal e a Guiné-Bissau. 


 
- POR JÚLIO CÉSAR FERREIRA 

Eram quatro viaturas, incluindo um jipe/ambulância, um Nissan Terrano, transformado por obra de alguns entusiastas e boa vontade de muitos intervenientes. 




No principio a ideia era mesmo levar uma ambulância, mas seguindo o conselho de pessoas habilitadas e habituados à dureza do terreno, foi decidido adquirir este Nissan Terrano. 




E porque a solidariedade não é palavra vã, antes da partida e desde o princípio deste ano, foi lançada, quase em surdina, pois o interesse era (é) mesmo fazer o bem, ajudar o próximo. De Vizela para Nova Vizela, foi o mote lançado e lá seguiram diversos materiais nomeadamente e principalmente, material hospitalar, fruto da boa vontade e generosidade das Farmácias de Vizela, nomeadamente Campante, Ferreira e S. Miguel. 
Todo este material será entregue, em princípio no Hospital de Bissorá, local mais próximo de Emounhe, outrora Nova Vizela. 

VILA NOVA VIZELA 




Furriel Miliciano Cândido Caldas 





A Vila Nova Vizela ficava situada (ainda hoje se pode ver uma placa com o nome NOVA VIZELA) num pequeno desvio a poucos quilómetros de Bissorá, na estrada Bissorá-Mansoa e foi inaugurada a 22 de Julho de 1973, aquando da inauguração da referida estrada entre Bissorá e Mansoa, pelo então Ministro do Ultramar, Prof. Silva Cunha, satisfazendo um pedido anteriormente feito pelos representantes das freguesias de Vizela, para criação, a exemplo de outras cidades, de uma vila com o nome de Nova Vizela, a que o Governador da Guiné, respondeu em Março de 1972, numa missiva muito simpática e animadora que, logo que se edificasse uma vila com a dignidade merecedora de tal nome, a pretensão seria satisfeita, razão porque mais tarde e como agradecimento pelo apoio à causa de Vizela, foi o General António Sebastião Ribeiro de Spínola, considerado cidadão honorário de Vizela, conforme podemos ver numa noticia do extinto Noticias de Vizela, na sua primeira página, em 15 de Abril de 1972. A criação deste novo aldeamento esteve a cargo da Companhia de Caçadores 13 e do Batalhão Caçadores 4610/72, do qual faziam parte entre outros os Vizelenses Cândido Caldas, Ângelo Costa, Humberto Ferreira e Carlos Órfão. O discurso de inauguração foi proferido pelo Furriel Miliciano Cândido Caldas, num dia de grande festa, onde muitos vizelenses estiveram presentes a convite do Comandante-Chefe.

                                   
 




 
 

Partilhar