VOTO DE PESAR MUNICIPAL PELO FALECIMENTO DE RAMIRO GUIMARÃES


A Câmara Municipal de Vizela manifesta o seu mais profundo e sentido pesar pelo falecimento de Ramiro Guimarães prestando, deste modo, uma humilde homenagem à sua memória.

Ramiro Guimarães tinha 86 anos, residia em Vizela e faleceu hoje no hospital em Guimarães.

Distinguia-se pela simplicidade, pelo profundo sentido humanista e por uma generosidade ímpar, sempre disponível para apoiar os outros.

Ramiro Guimarães fez parte de diversas instituições de Vizela, tendo sido presidente da Comissão de Festas de Vizela e membro do Grupo A Pesada e presidente da Associação Cultural e Desportiva Os Vizelenses.

Foi um dos responsáveis pela implementação de algumas modalidades em Vizela e pela realização do primeiro torneio amador de futebol de salão em Portugal, tendo em 1978, começado a realizar torneios desta modalidade, a partir dos quais surgiu a equipa da Lasa e do CCD de Santa Eulália.

Foi jogador de hóquei em patins no Clube Turístico e Desportivo de Vizela e um dos grandes dinamizadores do cicloturismo em Vizela, com as célebres corridas Vizela-Póvoa-Vizela. 

Publicou livros e revistas com a história de Vizela, dos quais se destaca “Caldas de Vizela – 1875-1975 – Em demanda do passado”, com um grande enfoque para Vizela como Rainha das Termas, mas também vários apontamentos sobre as várias realidades demográficas e transformações urbanas de que Vizela foi sendo alvo durante o século visado por aquela obra.

A Câmara Municipal não poderia deixar de prestar uma última homenagem pública a um Homem que dedicou grande parte da sua vida a Vizela, uma vida ligada ao associativismo e aos vizelenses, sendo a sua perda uma notícia extremamente triste para toda a comunidade Vizelense, que hoje lhe presta uma respeitosa homenagem perante a sua memória.

À sua família e amigos, a Câmara Municipal de Vizela apresenta as mais sentidas condolências.

Câmara Municipal de Vizela

5 de novembro de 2025

---

Notícia do funeral 

Homenagens a Ramiro 

Notícia de falecimento 


 


Partilhar