Em breve a obra As Freguesias do Concelho de Vizela nas Memórias Paroquiais1758 e 1842


A edição da obra historiográfica - As Freguesias do Concelho de Vizela nas Memórias Paroquiais de 1758 e de 1842 – Estudo Comparativo - culminará a promessa e o desejo de se oferecer aos vizelenses, sobretudo aos amantes da Cultura e da História de Vizela, mais e melhor conhecimento do passado das sete paróquias que acabaram por corporizar o atual município de Vizela. O autor é o vizelense Eugénio Silva. 
Historiador Eugénio Silva 

O trabalho confronta, compara e explora as fontes contextualizadas, anotando a evolução da informação produzida em dois momentos sincrónicos - 1758 e 1842 -, quase um século de diferença, que revela já momentos inseridos em quadros dinâmicos e em mudança. Está articulado em duas partes. Na primeira, explora os conteúdos das memórias paroquiais – divisões territoriais e administrativas, economia, fauna e flora, população, sociedade, património e formas de sociabilidade religiosa, bem como as características do clero paroquial. Na segunda, apresenta a transcrição das memórias de forma a facilitar o acesso fácil e agregado de anteriores transcrições dispersas e nem sempre completas.

A comparação assenta em tabelas, permitindo observar a evolução dos contornos administrativos e a toponímia, as vias de comunicação, os recursos existentes em cada momento e como são descritos, desde a água às plantas e animais, os que habitam no espaço em estudo – as pessoas. O estudo observa com pertinência o clero, assim como o património religioso, os santos, as devoções e invocações, as formas de sociabilidade e convívio dentro de cada paróquia e comunidade. Contempla também, destaques cartográficos e fotográficos, sínteses de informação qualitativa e quantitativa, tabelas e outras formas de representação gráfica e notas explicativas a fundamentar as afirmações e as dúvidas quando as hipóteses não podem ser comprovadas.


Partilhar