COLIGAÇÃO PSD-CDS "VIZELA É PARA TODOS"

Candidatos à Câmara Municipal

1 - Miguel Lopes
2 - Carlos Faria
3 - Cidália Cunha
4 - António Costa
5 - João Pedro Coelho
6 - Maria José Ramos
7 -
8 - Armando Guimarães
9 - Alexandrina Silva
10 - Pedro Vasconcelos Freitas
11 - Jorge Oliveira
12 - Maria Lopes
13 - Francisco Peixoto
14 - Ana Campelos
15 - Maria José Peixoto
16 - António Pedro
17 - Cristiana Félix
18 - Marta Costa
19 - Sandra Pereira
20 - Orquídea Ferreira
21 - Frederico Freitas

Candidata à Presidência da Assembleia Municipal

1- Fátima Andrade

Candidatos às Freguesia:

São Miguel/São João - Cidália Faria

Santa Eulália - Jorge Pedrosa
Santo Adrião - Luís Carlos Magalhães
Infias - Francisco Correia

Tagilde/São Paio - Diana Silva

------
INFORMAÇÕES ENVIADAS PELA COLIGAÇÃO PSD/CDS

No próximo dia 14 de Setembro, pelas 20h, decorrerá na Casa do Park, o jantar-convivio da Coligação ''Vizela é para todos''.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

9 DE SETEMBRO
“PS/Vizela promete: Final da Champions em Vizela!”

1. Nas vésperas das últimas eleições autárquicas, o executivo socialista da CM Vizela desviou um milhão de euros, destinados a apetrechar o edifício sede do nosso município, para alcatroar uma série de vias que tinha votado ao abandono em quatro anos de governo.

2. Este ano, e à falta de verba, a estratégia para enganar os vizelenses e esconder quatro anos de um completo deserto de ideias, obras e projetos, é promover inaugurações de obras de fachada e de vão de escada.
3. Este ilusionismo socialista rasca iniciou-se na passada 5.ª feira, 05.set., com a inauguração de um suposto Centro de Incubação de Empresas.

4. Criado apenas com o objetivo de encobrir a incompetência e incapacidade dos socialistas vizelenses na criação de um Parque Industrial, do qual verdadeiramente temos necessidade, este alegado Centro de Incubação, mal copiado de concelhos vizinhos, está condenado ao fracasso.

5. E condenado ao fracasso porque feito à pressa, por razões eleitorais, foi mal planeado e executado, num espaço atrofiado, sem acessos e sem condições mínimas para servir os propósitos para que foi criado.
6. Esta política fracassada de dinamização de emprego, levou o atual presidente da maior junta de freguesia do concelho a responsabilizar o poder local pela morte de cinco mil empregos em Vizela nos últimos anos (declarações publicadas em Julho/Agosto no RVJornal)!

7. Aliás, o desnorte que reina no PS/Vizela, que hoje mais parece um saco de gatos, é tanto que até o anterior presidente da CM Vizela, militante socialista, veio assegurar (em entrevista à Radio Vizela – Maio.2013) “não votar no partido socialista de certeza absoluta”.

8. Mas não é o único! Também o atual presidente dos Bombeiros Voluntários de Vizela, antigo deputado socialista e putativo candidato independente à CM Vizela veio dizer (entrevista à Rádio Vizela – Fevereiro.2013) que “se ele (Dinis Costa) for inteligente, para o seu bem pessoal e fundamentalmente para o bem de Vizela, afasta-se, pois não tem condições para continuar”.
9. Abandonado e rejeitado pelos próprios companheiros de partido, o presidente Dinis Costa procura desesperadamente atenuar a previsível derrota que se advinha para 29.setembro.

10. À falta de argumentos, e sem o menor decoro e pudor, agenda com pompa e circunstância para 11.setembro a inauguração do Centro Escolar de S. João, quando a 50 metros dali os alunos do Ciclo vão iniciar o ano escolar em precários contentores.

11. No fim-de-semana seguinte (13,14 e 15 setembro) e para justificar as centenas de milhares de euros enterrados num equipamento desportivo, utilizado por alguns amigos, este mesmo presidente Dinis Costa patrocina um torneio internacional de minigolfe, em conjunto com a sua “afilhada” Vizelgolfe, associação também ela sempre generosamente subsidiada pelo dinheiro de todos os vizelenses.

12. E por falar em “afilhadas” e “afilhados”, também a Sociedade Filarmónica Vizelense vê-se obrigada a entrar nesta onda eleitoralista com a inauguração das obras de requalificação na sua sede.

13. Porque as eleições estão aí á porta, é o chamado “toma lá dá cá” entre os amigos socialistas do poder e os amigos socialistas das associações.

14. Há que alimentar os “filhos” em detrimentos dos “enteados”, promover a subsidiodependência, e sustentar a promiscuidade e o compadrio…

15. Afinal, qual é a surpresa? Tem sido esta prática política que tem mantido os socialistas no poder ao longo destes 15 anos…é a lógica do poder a todo o custo, nem que para isso seja preciso ir sacar ao bolso dos vizelenses!

16. Também na cultura continuam os malabarismos eleitorais socialistas: após quatro anos de seca, chovem agora neste mês de setembro concertos (já hoje, 07.set.) e sessões de música clássica, jazz, pop e rock no âmbito de um Festival a decorrer entre 21.set. e 25.set;

17. Depois de um mandato completo com nota zero a nível de espetáculos culturais, lembraram-se agora os socialistas, em mês de eleições, que existe um pelouro da cultura na CM Vizela.

18. Por outro lado, e dando uso ao provérbio “favor com favor se paga”, a CM Vizela ao invés de exigir ao Grupo Tesal, a quem concessionou a exploração das Termas de Vizela e do Hotel Sul Americano, o pagamento das rendas em atraso ao município, serve-se desse crédito para forçar aquele grupo económico a inaugurar, à socapa, em plena campanha eleitoral, meia dúzia de quartos e umas quantas casas de banho – ainda que o Hotel continue fechado - para cumprimento de uma promessa eleitoral falhada do partido socialista.

19. Assumiu aqui o PS/Vizela a máxima de que “em política vale tudo” e de que “os fins justificam os meios”; nem que para isso seja preciso recorrer ao nível mais rasteiro de fazer política e utilizar o sentimento dos vizelenses em prol do seu interesse partidário.

20. Mais politiquice haveria para denunciar, desde inéditos prolongamentos gratuitos de férias desportivas, pagamentos de livros e material escolar a alunos do 1.º ciclo nunca antes vistos da parte da Câmara, terraplanagens de terrenos onde antes se prometeu criação de empregos (por exemplo a fantochada do empreendimento SONAE), zonas de lazer a inaugurar em véspera de eleições…enfim, a demagogia, o caciquismo e a hipocrisia ao verdadeiro estilo do PS/Vizela.

21. Enquanto os vizelenses se veem obrigados a abandonar a sua terra para procurar trabalho e o nosso concelho aumenta o seu já monstruoso buraco financeiro, estes incompetentes autarcas socialistas pavoneiam-se, envaidecidos, em inaugurações ocas e populistas.

22. Aliás, a este PS/Vizela, que tudo promete e nada cumpre, já só falta mesmo anunciar aos vizelenses a realização, na nossa cidade, dos próximos Jogos Olímpicos ou da próxima final da “Champions League”.

23. Mas como diz o povo, “a mentira tem perna curta”, e os vizelenses, como povo inteligente que é, não se deixarão enganar e saberão dar a devida resposta no próximo dia 29.setembro, a quem, desesperadamente, recorre à tentativa de “compra de votos” e ao “pagamento de favores”, para ganhar eleições.

Vizela, 07.Setembro.2013,
O Porta-Voz da Coligação Vizela é para Todos
(Pedro Vasconcelos Freitas)


----------------------------------------------------------------------

25 de agosto


“PAEL – Certidão de Incompetência do PS/Vizela”

1. Aquando da celebração de mais um aniversário do 05.agosto.1982 - cerimónia oficial promovida pelo município vizelense nas suas instalações, onde o presidente da CM Vizela, através do seu vereador, veio desavergonhadamente e com a maior desfaçatez fazer promessas como se estivesse em campanha eleitoral – foi comunicado aos vizelenses que a ausência do presidente da nossa Câmara Municipal nessa cerimónia se devia à sua presença numa reunião no âmbito do PAEL.

2. O PAEL – Programa de Apoio à Economia Local – foi criado através de Lei de 28.agosto.2012, funcionando como uma linha de crédito, com o objetivo de proceder à regularização do pagamento de dívidas dos municípios em dificuldades financeiras a fornecedores, vencidas há mais de 90 dias e registadas na DGAL (Direção-Geral das Autarquias Locais) até 31.março.2012.
3. A CM Vizela, juntamente com mais 109 municípios, aderiu a este programa de saneamento financeiro das autarquias locais (PAEL), dada a sua (dramática) situação de desequilíbrio financeiro estrutural, integrando, também por esse motivo, o plano com consequências mais drásticas e gravosas deste PAEL, o Programa I.
4. As consequências deste Programa I do PAEL - sublinhe-se, o mais gravoso - que o governo socialista da CM Vizela teima em querer esconder, são arrasadoras para todos nós, munícipes vizelenses;
5. Porque nós, vizelenses, temos o direito de saber quais as consequências e o preço que vamos pagar nos próximos 20 anos, de 15 anos de desgoverno e irresponsabilidade socialista,
6. Serão, de seguida, enumeradas algumas das muitas obrigações que a CM Vizela terá de assumir durante um prazo de 20 anos:
- Determinar a participação variável no IRS à taxa máxima;
- Fixar os preços cobrados nos setores do saneamento, água e resíduos nos termos definidos nas recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR);
- Atualizar anualmente as taxas municipais de acordo com taxa de inflação verificada nos últimos 12 meses;
- Lançar a derrama sobre o lucro tributável sujeito a IRC no limite máximo de 1,5 %;
- Aplicar as taxas máximas sobre os impostos municipais, IMI e IMT;
7. Mas a incompetência do PS/Vizela vai mais além e reflete-se ainda a outros níveis;
8. Aprovado o pedido de adesão ao Programa I do PAEL, aceite o Plano de Ajustamento Financeiro apresentado pelo Município de Vizela e autorizada a concessão de um empréstimo pelo Estado até ao valor de € 8.047.726,60 (oito milhões, quarenta e sete mil, setecentos e vinte e seis euros e sessenta cêntimos),
9. A CM Vizela continua, inexplicavelmente, e ao contrário do que determina a lei, sem celebrar o contrato de empréstimo com o Estado, decorridos que estão cinco meses após a publicação daquela decisão1!
10. Enquanto o senhor presidente da CM Vizela continua entretido em reuniões não se sabe bem de quê, o Secretário de Estado da Administração Local revelou recentemente à comunicação social que até final do passado mês de Julho já haviam sido pagos aos municípios, no âmbito do PAEL, mais de 400 milhões de euros2!
11. Chegou a hora do senhor presidente da CM Vizela explicar aos vizelenses o que é que anda a fazer!
12. Chegou a hora do senhor presidente da CM Vizela explicar aos vizelenses porque é que quase 90% dos municípios (97 em 110) que aderiram ao PAEL já assinaram o contrato de empréstimo com o Estado!
13. Chegou a hora do senhor presidente da CM Vizela explicar aos vizelenses porque é que quase 90% dos municípios (85 em 97) que assinaram o contrato de empréstimo com o Estado já receberam, senão a totalidade, a maior parte do montante contratualizado3!
14. Chegou a hora do senhor presidente da CM Vizela explicar aos vizelenses porque é que o nosso concelho faz parte da lista negra de 13 municípios (de um total de 110) que ainda não assinaram o contrato de empréstimo com o Estado, nem receberam um único cêntimo ao abrigo do PAEL!
15. É ignorância e incompetência na instrução do processo a remeter ao Tribunal de Contas? É descrédito e incapacidade negocial junto dos bancos para celebrar os contratos de reequilíbrio financeiro? Ou é ‘apenas’ falta de vergonha e de respeito pelos fornecedores do nosso município que esperam, e desesperam, há anos pelo pagamento das suas contas?
16. Porque um fraco líder faz fraca a forte gente, os vizelenses, um povo conhecido e invejado pela sua bravura, coragem, determinação e pela luta pelos ideais em que acredita, outrora tomado como exemplo em todo o país, é agora associado a uma Câmara desgraçadamente falida, caloteira e sem crédito em lado algum.
17. Dados oficiais – anunciados pelo Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional - indicam que o endividamento dos municípios portugueses no período de 2010 para 2013 (1.º trimestre) diminuiu de 4,5 mil milhões de euros para 3,4 mil milhões de euros; O Município de Vizela, no período homólogo, aumentou o endividamento!
18. Os mesmos dados oficiais indicam que o endividamento bancário das autarquias locais diminuiu de 4.625 milhões de euros (em 2010) para 3.406 milhões de euros (1.º trimestre de 2013); O Município de Vizela, no período homólogo, aumentou o endividamento bancário!
19. Ainda os mesmos dados oficiais indicam que a dívida dos municípios portugueses a fornecedores diminuiu de 1.743 milhões de euros em 2010 para 986 milhões de euros no 1.º trimestre de 2013; O Município de Vizela, no período homólogo, aumentou a sua dívida a fornecedores!
20. Em década e meia, os sucessivos executivos socialistas da CM Vizela foram incapazes de promover uma política sustentada de desenvolvimento do nosso município e de satisfação das necessidades dos vizelenses;
21. Esqueceram a atração e captação de investimento, desprezaram a criação de riqueza e nada fizeram para fixar os jovens vizelenses na nossa terra;
22. Pelo contrário! A política socialista cá do burgo preferiu alimentar “cunhas”, empregar a “família” e beneficiar os “amigos”; Privilegiou-se o “arranjinho”, o “compadrio” e a “subsidiodependência”!
23. Mas tudo tem um preço e tudo se paga; E esse momento chegou! Chegou o momento dos vizelenses – durante os próximos 20 anos - serem chamados a pagar a fatura de 15 anos de “regabofe” e desvario socialista!
24. Concluindo, o PAEL, de que os socialistas vizelenses orgulhosamente falam, é tão só o “prémio” e o atestado de mais de uma década de vergonhosa incompetência e de desrespeito pelos vizelenses, que acabarão, mais uma vez, por pagar do seu bolso a irresponsabilidade, o fracasso e a cegueira dos governos socialistas do nosso município.
25. No intuito de aliviar mais este rombo na carteira dos vizelenses, causado pelo poder socialista, a Coligação “Vizela é para todos” fará constar do seu programa de governo da CM Vizela uma série de medidas que permitirão aliviar este pesado encargo no bolso de todos os munícipes.
O Porta-Voz
(Pedro Vasconcelos Freitas)



----------------------------------------------------------------------

(8 agosto)

COMUNICADO JUVENTUDE POPULAR (JP)- TAGILDE
Comunicado sobre o título dos flyers distribuídos pela candidata, Paula Lima à União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio)
Quanto à candidata à União de Freguesias Tagilde e São Paio, Paula Lima, é de lamentar que esta não respeita a freguesia de São Paio desde o primeiro instante que percebeu que teria de juntar-se a São Paio. Esta evidência surge nos flyers que distribuiu pelas Freguesias, uma vez que coloca São Paio e o número dois da lista entre (). Esta ainda não percebeu que tem que tratar as duas freguesias da mesma forma, devendo ser imparcial e equitativa, o que não tem demonstrado até então. Fica provado que para ela a Freguesia de São Paio é secundária e que os elementos da lista do PS de São Paio são coniventes.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RESPOSTA DA COLIGAÇÃO PSD/CDS
7 agosto

“A COLIGAÇÃO NÃO MENTE!”

1. Em arrazoado tosco e mesquinho vem o PS/Vizela falar do que não sabe.

2. À falta de argumentos, vem agora o PS/Vizela baixar o nível do debate político e acusar a Coligação de mentir aos Vizelenses, o que é FALSO!
3. Ponto Prévio: A mentira, a patranha, a aldrabice, são a imagem de marca dos socialistas vizelenses, como o provam a questão do passivo da Câmara (na boca dos autarcas socialistas passa dos 30 para os 33 milhões, e volta novamente aos 30, em pouco menos de uma semana);

4. Mentem quando falam da posição da Coligação sobre a Zona Ribeirinha, mentem quando disseram que a religação dos postos de iluminação seria gratuita (é mesmo para pagar), e mentem mais uma vez agora!
5. A verdade é que a Coligação apresentou o Prof. Francisco Ribeiro como integrante do seu projeto de candidatura às próximas eleições autárquicas; Mas nunca disse que seria candidato à Câmara Municipal e muito menos que seria o n.º 4 da lista (basta ouvir as declarações do líder da Coligação no final da apresentação à Radio Vizela)!
6. Sucede que razões do foro pessoal determinaram que o Prof. Francisco Ribeiro não figurasse como elemento das listas (Câmara e Assembleia Municipal) da Coligação, continuando no entanto a apoiar e a fazer parte do projeto.

7. Relativamente à saída do candidato da Coligação à União das Freguesias de Tagilde e S. Paio, esta será devidamente explicada em conferência de imprensa a realizar em breve.
8. Finalmente, cabe esclarecer os Vizelenses que todos os elementos que constituem a equipa da Coligação “Vizela é para todos”, quer os que fazem parte das listas, quer os que, não figurando nas listas, constituem a retaguarda e o suporte da mesma, encontram-se unidos, motivados e empenhados em retirar o nosso concelho do lodo e da miséria para onde o PS/Vizela o atirou.

O Porta-voz da Coligação “Vizela é para todos”
(Pedro Vasconcelos Freitas)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7 de agosto

Confrontada com o teor integral do discurso proferido pelo vereador Victor Hugo Machado da Costa Salgado de Abreu, na cerimónia realizada pela Câmara Municipal de Vizela (CMV) no dia 05 de agosto de 2013, nas instalações municipais onde se realizam as reuniões camarárias, a pretexto da comemoração da efeméride do 5 de Agosto de 1982, vem por este meio a Coligação “Vizela é para todos” tomar, publicamente, posição de absoluto repúdio pelas condutas do sr. Dinis Manuel da Silva Costa, enquanto presidente da CMV, e do vereador Victor Salgado, evidenciadas nesse discurso.

Em determinada passagem do seu discurso, o vereador Victor Salgado, em representação e a pedido do Presidente da CMV, o sr. Dinis Costa, revelou a todos os presentes, entre os quais vários representantes da comunicação social local (Rádio Vizela, Rádio Vizela Jornal, Notícias de Vizela e Diário Digital de Vizela e do blogue noticioso “Plano Claro”), o seguinte: “[…] que a CMV, não enquanto Câmara, mas como partido candidato às eleições, tem como objetivo a criação dum museu da luta vizelense[…]”.

Ou seja, o vereador Victor Salgado não só confunde a CMV com o Partido Socialista (só pela circunstância de serem os eleitos por esse partido quem governam a CMV), como aproveitou a cerimónia da CMV para fazer campanha eleitoral direta a favor do Partido Socialista, divulgando uma das suas promessas eleitorais, fazendo essa divulgação na qualidade de Vereador da CMV e não na condição de candidato da lista do Partido Socialista à CMV, na qual figura no segundo lugar.

Sucede, porém, que à data em que o sr. Vereador fez essa divulgação, a pedido (segundo afirmou) do Presidente da CMV e primeiro candidato da lista do PS à eleição para a CMV, já havia sido publicado o Decreto do Governo n.º 20/2013 que agendou para o dia 29 de setembro de 2013 as eleições autárquicas. E tal como resulta do disposto no artigo 41.º/1 da Lei Orgânica n.º 1/2002, de 14-08, na parte que releva, “Os órgãos [...] das autarquias locais, […] bem como, nessa qualidade, os respectivos titulares, não podem intervir, directa ou indirectamente, na campanha eleitoral, nem praticar actos que, de algum modo, favoreçam ou prejudiquem uma candidatura ou uma entidade proponente em detrimento ou vantagem de outra, devendo assegurar a igualdade de tratamento e a imparcialidade em qualquer intervenção nos procedimentos eleitorais.”
Em face do exposto, resulta muito claro que tanto a Vereador, como o Presidente da CMV (este como autor moral), incorreram na prática de um crime de “violação dos deveres de neutralidade e imparcialidade”, previsto e punido nos termos do artigo 172.º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais (Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14-08).

E como tal merecem, para já, a nossa veemente censura pública, que, estamos certos, seremos acompanhados por todos os munícipes que não se reveem nesta forma vergonhosa de fazer propaganda eleitoral, pois entendemos que a CMV deve estar ao serviço dos interesses públicos do Município de Vizela e de todos os seus munícipes, mas nunca ao serviço dos interesses eleitorais do Partido Socialista ou de qualquer outro concorrente.

A Coligação “Vizela é Para todos”

----------------------------------------------------------------------------------------------


3 de agosto 2013

“Vizela - Quinze anos de derrocada socialista”

1. De acordo com um estudo universitário independente sobre a qualidade de vida nos municípios que compõem Portugal continental, promovido pelo Observatório Para o Desenvolvimento Económico e Social, da Universidade da Beira Interior, publicado em 2007, o concelho de Vizela integrava a 112.º posição (em 278 possíveis) do Ranking de Bem-Estar e Qualidade de Vida.

2. Apesar de apenas publicado em 2007, aquela Tabela teve como base de dados fundamental o Anuário Estatístico publicado pelo Instituto Nacional de Estatística referente ao ano de 2004.

3. Posteriormente, em 2009, a mesma entidade promoveu idêntico estudo científico, também acerca do bem-estar e qualidade de vida nos municípios de Portugal continental, desta vez tendo como base de dados fundamental o Anuário Estatístico publicado pelo Instituto Nacional de Estatística referente ao ano de 2006.

4. Desta vez, e de acordo com aquela lista o nosso Município ocupava já a posição 208.º.

5. Recentemente, em 2012, e ainda por aquela unidade de investigação, foi já tornado público o resultado do mais recente estudo sobre a qualidade de vida dos municípios portugueses, incluindo já os concelhos da Madeira e Açores, cujos dados utilizados na análise se referem aos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística relativamente ao ano de 2010.

6. Neste último estudo levado a cabo Observatório Para o Desenvolvimento Económico e Social, da Universidade da Beira Interior, o município de Vizela aparece já na 297.º posição (de um total de 308 municípios).

7. Isto é, aparece em 12.º lugar a contar do fim da Tabela!

8. Significa isto que o reinado socialista da Câmara Municipal de Vizela, em cerca de 7 anos (2004 a 2010, inclusive), lançou o nosso concelho da posição 112.º para a posição 297.º, do Ranking de Municípios com Melhor Qualidade de Vida e Bem-Estar em Portugal.

9. Significa também que depois de quase 200 milhões de euros gastos não se sabe bem em quê, com mais de 30 milhões de euros de passivo publicamente reconhecido (falta saber o passivo verdadeiro), o governo socialista da CM Vizela “atirou” o nosso concelho, 15 anos após ser criado, para o fundo da tabela dos municípios com melhor qualidade de vida.

1 Estudo efetuado pela Universidade da Beira Interior (UBI) – Observatório Para o Desenvolvimento Económico e Social – coordenado por José R. Pires Manso (Prof. Catedrático da Universidade da Beira Interior e Responsável do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social) - INDICADOR SINTÉTICO DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL OU DE BEM-ESTAR DOS MUNICÍPIOS DO CONTINENTE PORTUGUÊS. Disponível em http://www.dge.ubi.pt/pmanso/.

10. Para uma melhor e mais fácil compreensão daquilo que estamos aqui a falar, podemos comparar a posição do nosso concelho a nível nacional, à posição ocupada a nível mundial por países como a Guiné-Bissau, o Afeganistão, a Libéria, a Etiópia, o Zimbabwe ou o Sudão.

11. E já nem a desculpa, habitual, de sermos um concelho recentemente criado pega;

12. Quer Trofa, quer, principalmente, Odivelas, nossos contemporâneos de criação, encontram-se vários lugares acima do nosso município, no que respeita ao índice de qualidade de vida das respetivas populações;

13. Esta posição miserável no índice de qualidade de vida dos municípios, deve-se às políticas populistas, irresponsáveis e demagógicas (cabe aqui citar a célebre frase do nosso edil “o povinho quer é obra”) do PS/Vizela, que, além do mais, afundou o nosso concelho num mar de dívidas e num passivo dramático.

14. Mas o pior ainda está para vir;
15. Segundo os últimos resultados dos Censos 2011, o município de Vizela possui uma taxa de desemprego de 14,33%, vergonhosamente superior aos nossos concelhos vizinhos de Felgueiras (10,33%), Lousada (13,24%) e Guimarães (14,26%), principalmente se atendermos à dimensão de cada um deles.

16. Mas o que se torna aflitivo é verificar que, não obstante sermos o concelho com maior taxa de desemprego comparativamente com os municípios vizinhos citados, fomos, de entre estes, juntamente com Lousada, aquele cuja taxa de desemprego mais cresceu em 10 anos (entre 2001 e 2011);

17. Ou seja, em Vizela a taxa de desemprego cresceu cerca de 10%, passando de 4,9% (em 2001) para os referidos 14,33% (em 2011), em Lousada passou de 3,6% em 2001 para os mencionados 13,24% (crescimento idêntico de cerca de 10%), enquanto nos demais concelhos limítrofes o crescimento do desemprego foi substancialmente inferior, uma vez que Felgueiras passou de 3,7% em 2001 para os citados 10,33% em 2011 (aumento de menos de 7%), enquanto Guimarães passou de 5,3% em 2001 para os referidos 14,26% (aumento de menos de 9%), sem nunca podermos esquecer a dimensão relativa e absoluta de cada um dos municípios comparados.

18. Como tudo tem uma explicação, o aumento catastrófico e os elevados níveis de desemprego verificados no nosso concelho, são um reflexo da total ausência de políticas de atração de investimento e de fixação de indústrias seguidos pelos sucessivos governos socialistas do nosso município.

19. Aliás, nesta matéria a política do reinado socialista sempre foi clara, colocar no limite máximo a carga fiscal sobre as empresas, desincentivando-as de investir em Vizela.

20. De outro modo, qual a razão para ao fim de 15 anos, após gastar quase 200 milhões de euros (não se sabe em quê!), e com mais de 30 milhões de euros de passivo, não termos ainda um verdadeiro Parque Industrial?

21. Mas a nível cultural e desportivo a pobreza é idêntica; Em 15 anos, e com tantos milhões esbanjados, os sucessivos executivos socialistas foram incapazes de criar uma única infraestrutura nestas duas áreas de desenvolvimento humano.

22. Uma biblioteca prometida há mais de 10 anos que nunca saiu do papel, um Auditório Municipal capaz de receber conferências e palestras que nunca foi construído, um pavilhão digno e capaz de receber espetáculos culturais e desportivos que só existiu em promessas e propaganda eleitoral, um complexo de piscinas municipais que continua adiado “sine die” (enquanto aqui ao lado na freguesia vizinha de Moreira de Cónegos houve menos promessas e a obra já está pronta, inaugurada e a funcionar em pleno), e muito mais haveria a dizer…

23. Tamanha incapacidade, incompetência e falta de visão levaram-nos, ao fim destes anos, ao estado em nos encontrámos hoje, na cauda da tabela (297.º lugar em 308 possíveis) dos municípios com índice de melhor qualidade de vida e bem-estar.

24. É tempo, pois, de dizer basta a esta mediocridade!

25. É altura de por fim à ignorância, à incompetência e à irresponsabilidade e despedir quem não teve coragem e vergonha para se demitir.

26. Porque Vizela é para todos, e não apenas para alguns, chegou a hora dos Verdadeiros Vizelenses colocarem ponto final a 15 anos de um socialismo vulgar e miserável que enriqueceu meia dúzia e nos desgovernou, endividou e empobreceu a todos.
Porta-Voz da Coligação ‘’Vizela é para todos’’

(Pedro Vasconcelos Freitas)

Partilhar