Escola BS de Infias celebra “Dia Eco-Escolas”

A Escola Básica e Secundária de Infias-Vizela marcará o início oficial das atividades do programa Eco-Escolas pelas dez horas da manhã, do dia 21 de Março, com o hastear da bandeira, na presença da comunidade escolar e dos parceiros da programa.


O programa Eco-Escolas, ao qual a Escola Básica e Secundária de Infias aderiu em 2009, é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental. O início oficial dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto será, simbolicamente, marcado com o hastear da Bandeira Eco-Escolas, perante a comunidade escolar e parceiros, sendo seguido de uma série de outras iniciativas, que a seguir discriminamos:

1. Em parceria com a AVE (Associação Vimaranense para a Ecologia) será inaugurada a exposição “Aves que nos observam”, uma mostra de trabalhos fotográficos de Manuela Marques e Rui Osório, captados na região do vale do Ave e montanha da Penha. Esta exposição estará aberta ao público em geral até ao dia quatro de Abril.

2. Irá proceder-se ao descerrar do “Eco-código”, um trabalho de comunicação desenvolvido pelos alunos do curso de Artes da Escola durante o ano de 2013.

3. As “Brigadas Verdes” irão dar início à criação do “Bosque Autóctone”, com a plantação de carvalhos, azevinhos e outras espécies.

4. Durante toda a manhã será projetado na Biblioteca da Escola um trabalho síntese, com fotografias e filmes, de todas as ações desenvolvidas no programa Eco-Escolas durante a ano de 2013.

5. Até ao final do segundo período escolar (dia cinco de Abril) irá estar presente na escola um “Muro de Ações” em que os professores, alunos e funcionários serão convidados a escrever os seus compromissos para com o ambiente, numa busca de soluções mais sustentáveis através da participação ativa na comunidade.



Outras atividades, inseridas no programa Eco-escolas, serão desenvolvidas ao longo do ano, desde já destacamos o “peddy-paper” no dia quatro de Abril e a manutenção, pelos alunos, de uma horta pedagógica no interior da Escola.

Partilhar