Identificar a fauna de Vizela em 2019

A associação vizelense Coração Azul apresentou esta tarde as principais linhas orientadoras para a sua ação em 2019 na Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes. Conheça os projectos:

O projecto de identificação e geo-localização da fauna existente no concelho de Vizela é o maior projecto que a associação pretende implementar no ano que agora se inicia.
Esta iniciativa contará com o apoio de várias entidades institucionais e pessoas singulares, para além da própria associação, e estende-se a toda a população que possua ou venha a obter registo das  espécies animais que populam os vários ecossistemas naturais do concelho.
ddV parceiro na iniciativa

A criação de uma enciclopédia (física ou digital) será o resultado final da valorização das imensas horas despendidas pelos fotógrafos na obtenção dos registos, à qual se juntará uma criação artística em agosto, uma exposição e palestra no Dia Mundial do Animal e visita às escolas para divulgação do projecto.



Para além das referidas atividades a Coração Azul estuda também a possibilidade de um roteiro turístico e a criação de zonas de proteção das espécies. A ligação a um programa internacional pioneiro em Portugal neste âmbito está também em marcha, e do qual se esperam notícias em breve.

A médio/longo prazo o foco passará pela criação de uma clínica veterinária social e um centro de acolhimento e adopção animal.

Jorge Lima e Américo Pacheco foram os primeiros fotógrafos a juntar-se à causa, mas o número já é substancialmente superior, o que demonstra a pertinência e importância deste projecto, que se estende à população, pois nas palavras de Jorge Lima, a captação de imagem na fauna é "95% pesquisa e 5% fotografia".


A apresentação serviu também para a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Coração Azul e os órgãos de Comunicação Social de Vizela, do qual o Digital de Vizela faz orgulhosamente parte.

Partilhar