Constituída a Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló

A Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló Tradicional acaba de ser formalmente constituída com o objectivo de preservar e promover as receitas tradicionais daquele produto típico português.


A confraria foi apresentada ontem à tarde, durante a Bolsa Turismo de Lisboa (BTL), em Lisboa e terá sede no centro histórico de Braga. Foi criada por iniciativa dae Maria de Lurdes Modesto, de Fátima Salgado, proprietária da pastelaria "Kibom", de fabrico da especialidade de Vizela "Bolinhol", e, ainda, de Agostinho Peixoto, da Região de Turismo Verde Minho.

Os fundadores justificam a criação da associação de produtores de pão-de-ló com a necessidade de conter o processo de massificação que a produção daquela especialidade tem conhecido, valorizando e promovendo o pão-de-ló tradicional que ainda é confeccionado em diferentes casas do país, de acordo com receitas preservadas durante gerações. Entre as acções previstas para 2007, a Confraria pretende definir os critérios de avaliação das confeitarias e pastelarias que apresentam e comercializam o pão-de-ló, bem como os critérios de escolha de estabelecimentos recomendados.

Na confecção daquele doce são usados apenas três ingredientes ovos, açúcar e farinha, "depois só varia a metodologia da sua feitura, resultando daí o pão-de-ló coberto de Vizela, conhecido por Bolinhol, o pão-de-ló de Ovar ou, ainda, de Margaride, Felgueiras, além de muitos outros produzidos em todo o país", sublinha Agostinho Peixoto.

A Confraria Gastronómica do Pão-de-Ló Tradicional arranca com três sócios fundadores, "por uma questão de celeridade que queríamos dar ao processo de constituição", refere. Liliana Costa

Partilhar