Grupo Coral de S. João das Caldas




O grupo coral de S. João, composto por 43 elementos, mantém actividade desde meados dos anos 40, altura em que o saudoso Cónego Albano da Silva Freitas, convida a trabalhar consigo o seu grande e ilustre amigo Manuel Faria. Sob a direcção de Manuel Faria, a actividade do coro na altura e no período que se lhe segue, decorre do natural evoluir das gerações que, do coro infantil criado na paróquia, passavam para o coro adulto. A sua actividade foi-se mantendo com mais ou menos assiduidade até aos nossos dias.

Apesar da sua actividade se ter iniciado com o Maestro Cónego Dr. Manuel Faria, contou igualmente com o apoio de Monsenhor Fernandes da Silva e do Padre Manuel Borda em muitas ocasiões, não tendo sido raro também o facto de o coro actuar com Manuel Faria no acompanhamento de órgão e Fernandes da Silva assim como Manuel Borda, dirigindo-o.
Mais tarde e após o falecimento do Maestro Manuel Faria a direcção foi entregue ao Capitão Ferreira da Costa também ele discípulo do compositor (actualmente Maestro da Banda do Exército).
Capitão Ferreira da Costa e Dr. José António Magalhães ambos com formação superior na área musical, o primeiro com o oboé por companheiro e o segundo, também ele discípulo de Manuel Faria, com o piano, fundaram a escola de música do Patronato de S. João (ainda com o Cónego Albano Freitas à frente da paróquia de S. João – Vizela) onde alguns dos actuais elementos do coral incluindo o seu actual director, Vítor Andrade Cunha estudaram. Presentemente sua actividade divide-se entre a animação da eucaristia dominical na paróquia de S. João em Vizela, Presidida pelo Pároco José Machado e animações artísticas e culturais promovidas por entidades públicas e privadas que ao coral fazem chegar convites para animação e participação. O Grupo tem actuado em diversas localidades portuguesas, sendo repetente em muitas delas e das quais destacamos as seguintes: Vila Real; Viseu; Lamego; Felgueiras; Fafe; Santo Tirso; Guimarães; Santarém. É presença assídua até ao momento, nos encontros de coros do Vale do Ave -AMAVE-, Encontros de Coros de Vizela, Festivais de música da Casa do Povo de Vizela. Colaborou com actuações em “encontros culturais” promovidos pela Fundação Jorge Antunes, e apoiados pela Câmara Municipal de Vizela, com José António Magalhães ao piano e Mara Silva no violino. Na sua actividade ordinária, o coro para além do acompanhamento de Órgão, conta frequentemente com o sexteto instrumental composto por quatro flautas transversais, violino e violoncelo, sendo de destacar a idade destes instrumentistas que vai dos doze aos vinte anos.

Colaboram com Vítor Andrade Cunha nos ensaios do coro e no acompanhamento instrumental, José Manuel Ferreira, Cristina Teixeira, Luís Rocha, Sara Guerra, Salomé Ferreira, Ivo Cunha, Jéssica Pinto e Daniela Ferreira.

Breve Currículo Musical do Director Artístico

Vítor Andrade

Vítor Andrade Cunha iniciou a sua aprendizagem de música aos doze anos pela mão do grande e saudoso compositor português, Manuel Faria. Semanalmente Manuel Faria lhe leccionava lição de harmónio no final do ensaio do grupo coral por ele dirigido em S. João – Vizela. Após o falecimento deste, Vítor Andrade passou a receber instrução musical do Dr. José António Magalhães. Com a criação da escola de música do Patronato de S. João, continua os seus estudos nas disciplinas de Piano, (na classe do então director pedagógico da escola Dr. José António Magalhães) Formação Musical, Canto e Classe Conjunto. Em 2005, frequentou os Cursos Internacionais de Música de Guimarães, na classe de Direcção de Orquestra com orientação do Maestro António Saiote.

Partilhar