RÁDIO VIZELA


RESUMO HISTÓRICO
A Rádio Vizela nasceu no dia 13 de Junho de 1986. A exemplo de muitas outras terras que já dispunham de rádios piratas, um punhado de vizelenses – Domingos Leite, Domingos Pinheiro, Raúl Pereira, José Borges, Pedro Freitas Bravo, Henrique Fortunato, Augusto Guimarães, Pedro Paulo, José Manuel Couto, Silvino Teixeira, José Maria Ferreira, Manuel Mendes Marques -, levou por diante a iniciativa de dar uma voz ao Vale do Vizela.

A sede da Rádio em 1989 – cedida por Domingos Vaz Pinheiro - era a mesma de hoje, só que agora mais ampliada com as instalações do RVJornal e secretaria em apartamentos anexos.
1991

O dia 13 de Junho de 1986 foi memorável: Pedro Paulo deu o primeiro «Boa noite» da Rádio Vizela numa emissão que teve a condução ainda de Raúl Pereira. A partir daí o telefone não mais parou de tocar. De toda a parte onde a RV era ouvida chegavam saudações amigas e de felicitações. Os transmissores de rádio com FM esgotaram em todas as casas comerciais da região.


Nos primeiros meses a RV apresentava apenas programas à noite e ao fim de semana até que Manuel Marques se tornou o primeiro profissional da estação e a partir daí passaram a ser difundidos programas diários.
No dia 23 de Dezembro de 1988 a Rádio Vizela foi silenciada por um decreto governamental que visou lançar a concurso todas as rádios do País com o intuito de acabar com a proliferação e anarquia das rádios «piratas».
Vizela, na altura pertencente ao Município de Guimarães, veria a sua candidatura ser inviabilizada. As duas frequências disponíveis para o concelho de Guimarães foram atribuídas à Rádio Santiago e à Rádio Fundação. Foram muitas as pessoas que se indignaram e interrogaram: «Porquê duas rádios no centro da cidade de Guimarães e nenhuma em Vizela?».


Um ano depois o Governo abriu novo concurso para os concelhos que não dispunham de rádio. Foi o caso de Lousada onde em 1988 ninguém concorreu. O alvará viria a ser atribuído em 23 de Dezembro de 1989 à Rádio Vizela tendo esta concorrido pelo concelho lousadense no segundo concurso.

A partir de 23 de Junho de 1990 os habitantes dos Vales do Vizela e do Sousa voltaram a ter de volta a sua voz onde ouviam falar das suas terras através das ondas hertezianas, frequência 97.2 Fm.
Em 31 de Maio de 1998 foi constituída uma cooperativa que passou a gerir os destinos desta estação local designada por “Rádio Vizela Cooperativa de Rádio Difusão CRL”.
Outorgaram o documento dez cooperantes:
Raúl Pereira (presidente da direcção), Constantino Matos de Sá (secretário), Augusto Guimarães (tesoureiro).
Vítor Monteiro (presidente Conselho Fiscal), José Borges (relator), Rui Campelos (secretário).
Domingos Pinheiro (presidente Assembleia Geral), José Marinho (vice-presidente), Pedro Paulo (secretário). Manuel Marques (vogal).

Ao longo dos anos a Rádio Vizela manteve a sua linha de veículo de divulgação dos povos destes vales, pautando-se ainda hoje como a voz daqueles que não têm voz.
Cerca de 40 elementos entre locutores, jornalistas e colaboradores preenchem as emissões da Grelha de Programas.
No ano 2003, a Cooperativa juntou às 24 horas de emissão diária o lançamento de um jornal semanário denominado RVJornal.















Presidentes da RádioVizela
01- Raúl Pereira
02- Carlos Martins
03- José Borges
04- José Manuel Oliveira
05- Domingos Vaz Pinheiro
 

06- Carlos Martins
07- Armindo Faria
08- José António Dias

Directores do RVJornal
- Carlos Martins

- Sérgio Vinagre
- Zélia Fernandes

- Fátima Anjos


- Texto publicado em 2004 na secção HISTÓRIA DE VIZELA do ddV e atualizado pontualmente.


Recortes do Notícias de Vizela 
1989

1989












1990

1990

1993












ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO 






Partilhar