S. BENTO DAS PERAS

A Capela primitiva foi construída num dos pontos mais altos do monte e na linha divisória da freguesia de Divino Salvador de Tagilde e da de S. Miguel das Caldas de Vizela. Ignora-se a data da construção desta Capela, sendo porém certo que foi edificada muito antes do século XVI. Em 1831 sofreu várias reparações, e por despacho de 14 de Maio de 1834 foi novamente restituída ao culto. No dia 1 de Agosto de 1966, sendo párocos de Divino Salvador de Tagilde e de S. Miguel das Caldas de Vizela o P.e João da Silva Freitas e Monsenhor José de Sousa Monteiro, respectivamente, iniciou-se a construção dum Novo Templo. O projecto foi da autoria do Arquitecto Aguiar de Guimarães, e o terreno necessário para a obra e para os romeiros foi oferta de Domingos Araújo e sua esposa, D. Maria Amélia, da cidade do Porto. A inauguração e a bênção do Novo Templo aconteceram em 10 de Julho de 1971, presidida por Dom Francisco Maria da Silva, Arcebispo de Braga. No dia 21 de Junho de 1999, Dom Eurico Dias Nogueira, Arcebispo de Braga, por decreto próprio elevou as duas Capelas a Santuário de S. Bento das Pêras. 

No ano de 2003, sofreu uma total remodelação interior. Depois de restaurado, foi reaberto ao culto 11 de Julho de 2003. Benzeu o novo altar, Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo de Braga. No dia 16 de Julho de 2006 realizou-se a Peregrinação da Região Pastoral de Vizela ao S. Bento das Pêras. Presidiu à Missa Campal sua Excia e Rev.ma Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga. No final da celebração, procedeu-se ao acto solene da inauguração das obras de requalificação do Monte de S. Bento das Pêras. 

A abertura solene do acto coube ao Presidente da Confraria de S. Bento das Pêras, Alfredo Ribeiro. De seguida, o Senhor Arcebispo Primaz descerrou um pequeno, mas artístico monumento de inauguração, junto à Capela antiga. Por sua vez, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vizela descerrou um outro monumento, junto ao recinto da celebração, onde a Confraria de S. Bento reconhecia, publicamente, a gratidão ao Município de Vizela pela total comparticipação na referida obra de requalificação.

Partilhar