Wordsong actua amanhã em Vizela

A Câmara Municipal vai promover um concerto com o grupo Wordsong amanhã às 21h30, no Cine Parque de Vizela.

A organização é da Câmara Municipal e conta com o apoio da Associação Vizela Imaginactiva e das Termas de Vizela.



Historial do Grupo

O grupo Wordsong nasce em meados de 2000 na sequência de outros projectos em que Pedro d’Orey, Alexandre Cortez e Nuno Grácio já procuravam uma forma diferente de abordar a poesia e a palavra.

A música seria o elemento fundamental para a criação desta nova linguagem que cruza elementos da Pop e da electrónica com as formas mais canónicas de dizer poesia. A transversalidade entre várias linguagens musicais, poéticas e gráficas fazem dos Wordsong um projecto unanimemente considerado original e audacioso na forma de abordar a poesia.

Com dois trabalhos editados – Al Berto (2002) e Pessoa (2006) – o grupo volta-se agora para o estrangeiro onde a obra do maior poeta português do século XX – Fernando Pessoa – é reconhecida e requisitada.

Após passagem por Espanha, Bélgica e França, os Wordsong levam agora a palavra de Pessoa mais longe, com actuações agendadas para, Itália e Macau.

Tudo isto numa altura em que tão intensamente se fala da necessidade de projecção internacional de uma nova imagem portuguesa que transcenda os clichés históricos a que estamos associados.

Para o efeito Wordsong é sem sombra de dúvida um projecto que poderá ajudar a desenvolver uma imagem de Portugal moderno e contemporâneo.

No currículo do grupo encontram-se algumas distinções, com especial destaque para o Prémio Português de Multimédia na categoria de Som.

De salientar que os Wordsong foram ainda considerados pelo conhecido performer e poeta italiano Lello Voce como um dos melhores grupos de poesia e multimédia dos últimos 15 anos na Europa.

Partilhar