Paróquia de S. Miguel evoca hoje Corpo de Deus


Procissão do Corpo de Deus percorre ruas da cidade de Vizela a partir das 18 horas

Pelas 10 horas tem lugar a missa solene e a cerimónia da profissão de fé de algumas dezenas de adolescentes; 12 horas exposição solene do Santíssimo Sacramento; pelas 16 concerto da Sociedade Filarmónica Vizelense no coreto da paróquia e pelas 17 horas, oração solene de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Depois da procissão tem lugar a eucaristia.
A bênção solene à cidade, será dada da sacada da igreja pelo pároco e vice-arcipreste P. Constantino Matos de Sá.


CORPO DE DEUS
Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Partilhar