Hoje há aula participada ao ar livre no jardim para idosos


A turma da iniciativa “Desporto é vida... e não tem idade”, promovida pela Câmara Municipal de Vizela, vai realizar uma aula participada ao ar livre, em que irá demonstrar alguns dos exercícios praticados ao longo das sessões de desporto.

Esta aula terá lugar hoje dia 11 de Junho, pelas 15.00h, no Jardim Manuel Faria,

Toda a comunidade sénior pode associar-se a esta actividade e contar com muita energia, boa disposição, música e um lanche convívio.

A actividade deste ano terminará com um passeio da referida turma ao Parque da Cidade do Porto, no dia 18 de Junho.

Recordamos que o programa de actividade física para a 3ª idade “Desporto é Vida… E Não tem Idade”, promovido pela Câmara Municipal de Vizela, destina-se à população do concelho com idade igual ou superior a 60 anos.

A actividade foi organizada pelo Município, no âmbito da Acção Social e do Desporto, em parceria com o Centro de Saúde de Vizela, como forma de atenuar o isolamento e o sedentarismo dos munícipes seniores, bem como o respectivo envelhecimento dentro dos domínios físico, psicológico e social, promovendo a qualidade de vida da população idosa, a sua autonomia e independência funcional.

Esta acção de carácter lúdico foi desenvolvida a título experimental em 2006, uma vez por semana (sextas feiras), antes da época de férias, nos meses de Maio e Junho. O Pavilhão Municipal foi seleccionado como local onde iriam decorrer as aulas de desporto, salvo as excepções correspondentes a sessões realizadas ao ar livre, no Parque das Termas.

A iniciativa contou, desde logo, com uma adesão bastante significativa, tendo-se constituído de imediato uma “turma” muito dinâmica e motivada no sentido de adoptar e manter um estilo de vida saudável através da prática de actividade física regular e orientada.

Atendendo ao interesse que esta acção despertou junto da população sénior do concelho na fase experimental, as aulas foram retomadas após a pausa de férias, e passaram a realizar-se duas vezes por semana (quartas feiras e sextas feiras). No decorrer da actividade em 2006 e ao longo de 2007 e 2008, foi-se verificando um aumento gradual das inscrições, sendo que se registam, no momento, 34 participantes a frequentarem as aulas da manhã (4ª feira) e da tarde (6ª feira).

Actualmente, os participantes são, maioritariamente, elementos do sexo feminino (82,4%) e, no que respeita à freguesia de origem, correspondem em grande parte, a residentes nas freguesias de Infias e de S. Miguel (44,1% e 29,4%, respectivamente).

Desde o início da actividade, e sempre que se justificou, aos participantes foi dada a oportunidade de colocar dúvidas sobre os problemas de saúde que mais os afectam, bem como de avaliar a tensão arterial e o ritmo cardíaco, pois algumas das aulas contaram com a presença de uma enfermeira do Centro de Saúde de Vizela, munida do material necessário para o efeito.

Igualmente com vista a uma maior informação dos participantes, foram promovidas duas sessões de esclarecimento, realizadas por enfermeiras estagiárias do Centro de Saúde de Vizela. A primeira sessão foi subordinada ao tema da alimentação saudável, e a sessão posterior abordou a questão do frio, visando sensibilizar os participantes para os cuidados a ter na época de temperaturas mais baixas. Também estas sessões foram muito participadas, tendo-se revelado iniciativas que suscitaram grande motivação e interesse junto da “turma”.

Partilhar