Liga devolve à Federação processos do Vizela e Gondomar

Como foi anunciado pelo JN há duas semanas a Liga devolveu o processo do Apito Dourado à Federação Portuguesa de Futebol. A imprensa de hoje volta a pegar no assunto para confirmar a notícia avançada pelo JN.
O caso deve seguir agora para o Conselho de Justiça.


(notícia de O Jogo)
Pingue-pongue entre Liga e FPF
MELO ROSA/ANA PROENÇA


A Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes devolveu ontem, ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), os processos de corrupção relativos ao Gondomar e ao Vizela, por considerar-se "incompetente para proferir uma decisão final".

De acordo com o comunicado emitido pela CD da Liga de Clubes, "a competência jurídico-disciplinar da decisão final cabe ao CD da FPF, enquanto relativos a infracções praticadas pelos agentes desportivos nas competições organizadas pela FPF à data da prática dos factos".

Recorde-se que tanto o Vizela, como o Gondomar - acusados de manipulação de resultados - actuavam na II Divisão B à data dos factos que vão a julgamento, na época 2003/04, mas disputam actualmente a Liga Vitalis, competição que, ao contrário da anterior, é organizada sob a alçada da Liga de Clubes.

Aliás, foi por esta mesma razão que, no passado dia 9 de Junho, o CD da FPF remeteu os mesmo autos à CD da Liga de Clubes por - como se pode ler no acórdão da FPF, a que O JOGO teve acesso - "ser, neste caso, quem dispõe da competência disciplinar para o efeito".

Na origem deste conflito de competências está a interpretação divergente que os dois órgãos fazem da cláusula 8.ª do protocolo FPF/LPFP. O caso deve ir parar agora ao Conselho de Justiça da FPF.

Partilhar