Vizelense Anabela Baldaque lançou a colecção de moda Verão no Brasil


Canção portuguesa inspira colecção de Anabela Baldaque na semana de São Paulo
A criadora de moda portuguesa Anabela Baldaque, natural de Vizela (sobrinha da escritora vizelense Drª Maria José Pacheco) lançou a colecção Verão, na São Paulo Fashion Week (SPFW), inspirada na tradicional cantiga lusa "Giroflé".



"Trata-se de uma canção de paz e de harmonia que me inspirou a desenhar uma colecção mais arrojada, divertida, atrevida. Foi mesmo uma intuição, uma vontade de fazer algo que ainda não tinha feito", salientou Anabela à Agência Lusa.

A nova colecção, resultado de cinco meses de trabalho, "joga com o grafismo", por meio de desenhos de bolas, quadrados e flores, sempre "de uma forma muito sedutora ao envolver todo o corpo da mulher".

O ponto de partida da colecção de Anabela Baldaque, pelo segundo ano consecutivo entre os criadores da semana de moda de São Paulo, além da influência da canção portuguesa, foi a escolha do tecido, a seda italiana "casca de cebola".

"Primeiro escolho o tecido, que é muito importante para uma colecção, é o ponto inicial da criação. Reflecte um clima, permitindo aos criadores quase falar através das peças", sublinhou.

"Moda também é renovação. Apresentar coisas novas para eu própria me surpreender, principalmente numa semana de São Paulo, que tem uma energia muito positiva, com uma organização simpática e muitos jornalistas estrangeiros", disse.

Para Anabela Baldaque, estar entre os criadores na semana de moda de São Paulo, uma das mais importantes do mundo, é "quase estar no primeiro lugar de um pódio" e que a sua segunda participação "é sinal de uma forte aposta" no Brasil.

Actualmente, as colecções da estilista estão a ser vendidas no Clube Chocolate, empresa controlada pelo grupo português Riopele, com lojas nas zonas mais sofisticados de São Paulo.

As criações de Anabela Baldaque também vão ser apresentadas numa mostra, até o dia 30 de Junho, ao lado de criadores brasileiros e também do português Miguel Vieira, na rua Oscar Freire, uma zona de moda por excelência.

"É mais uma porta que se abre para o meu trabalho. Gostaria muito de abraçar o mercado brasileiro, mas sei que não é fácil, principalmente porque as taxas alfandegárias chegam a duplicar o preço final", afirmou.

A edição primavera/verão da SPFW, que decorre até terça-feira, em São Paulo, tem como tema principal "As Águas", com o objectivo de abordar questões ambientais e o uso sustentável dos recursos naturais.

Partilhar