Exposição “A Causa de um Povo” percorre o concelho


“A Causa de um Povo”, exposição documental sobre a criação do Concelho de Vizela, iniciará o seu percurso itinerante pelas freguesias do concelho. A freguesia de Vizela (São Paio) é a primeira a receber esta mostra, de 19 a 25 de Julho, no Centro Social e Paroquial de S. Paio, no âmbito da Feira do Povo de S. Paio.

A exposição “A Causa de um Povo” está integrada nas comemorações do 10.º aniversário do Município de Vizela e integra vários painéis expositivos, compostos por recortes de imprensa, fotografias e documentos oficiais, onde o visitante pode percorrer memoráveis acontecimentos e reviver emoções.

O objectivo desta apresentação é mostrar documentos (fotografias, recortes de jornais, cartas, filmes) ilustrativos do processo que conduziu à criação do concelho de Vizela, em 19 de Março de 1998.

Nesta mostra podem ainda ser apreciadas imagens dos momentos mais marcantes da luta pela autonomia, como o levantamento da linha-férrea; o “5 de Agosto” de 1982; os boicotes às eleições; ofícios do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela (MRCV) dirigidos às altas individualidades políticas do país (governos, presidentes da República, presidentes da Assembleia da República, líderes partidários) a solicitar apoios para a causa vizelense e/ou de resposta às solicitações e denuncias apresentadas.

De lembrar que o acervo documental desta exposição foi cedido por: Manuel Campelos, Júlio César, Agostinho Ribeiro, Mª. José Pacheco, Aurora Pacheco, Luís PortoCarrero, Adérito Costa, António Azevedo, Inácio de Sousa e Manuel Couto.

Partilhar