QUIM BERTO Esta época é mesmo para subir de divisão


Joaquim Alberto Ferreira Machado, QUIM BERTO, natural de Guimarães, 36 anos vai cumprir, depois duma passagem pelos Açores que não lhe deixou grande saudade, a sua quarta época consecutiva pelo Futebol Clube de Vizela tantas como este clube tem de presenças na II Liga.

Na época 2005/2006, Quim Berto realizou 26 jogos com a camisola vizelense e marcou dois golos. Na época seguinte fez 19 jogos, mas conforme o tempo foi avançando melhorou a sua perfomance ao ponto de na temporada transacta ter sido o único jogador vizelense a cumprir na íntegra os 30 jogos do campeonato, na posição de defesa-direito, acrescentando-se a este soberbo pecúlio mais uma partida da Liga Vitalis.

Os três golos que apontou – de livre directo - foram de crucial importância para a valorização do Vizela no campeonato.
O Sindicato dos Jogadores chegou a nomeá-lo o terceiro melhor jogador da Liga Vitalis, enquanto o Desportivo de Guimarães elegeu-o o jogador mais regular da equipa do FC Vizela na temporada passada.

Quim Berto tem provado que os anos não passam, fazendo ver a muitos jovens atletas que a idade é de somenos importância pois quando o homem acredita…de tudo é capaz.

ddV – Preparado para uma nova época?
QUIM BERTO – Estamos a preparar-nos. Está a correr tudo bem para enfrentarmos as três provas que temos pela frente.

- O objectivo do Vizela já está traçado?
- Sim, fazer melhor do que o ano passado. Ficamos a cinco minutos de atingir a I Liga, falhamos por pouco mas já sabíamos que seria difícil se fossemos para a última jornada sem depender apenas de nós. Desta vez houve um assumir mais cedo da subida de divisão, digamos que o objectivo é mais madrugador que no anterior campeonato.

- Já esqueceram a tremenda desilusão da época anterior?
- A época foi quase toda boa. Estivemos muito bem e os vizelenses só podem orgulhar-se disso. Não subimos por um triz mas isso não desvaloriza o nosso comportamento. Não esquecemos a desilusão mas já estamos preparados para dar a volta por cima.

- Como analisa este plantel?
- O plantel foi composto pelos homens experientes que formam a nossa equipa técnica e pela vontade do nosso Presidente em apostar novamente na subida de divisão. Isto basta para dizer que temos muito bons jogadores e que faremos uma boa equipa, talvez mais forte que a anterior. Com o decorrer dos jogos e dos treinos saberemos o real valor do mesmo, mas eu creio que é muito forte.

- Esta é a sua última época?
- Terão de ser os outros a responder a essa pergunta. Eu gosto de jogar futebol e entrego-me plenamente à minha profissão, dou o meu melhor. O fim da minha carreira será ditado por quem me observa, porque eu quero continuar a jogar. Enquanto puder jogarei. Analisando a última época que fiz, só posso dizer que é cedo para parar. Sinto-me bem, com muita força e vontade de ajudar o Vizela a vencer.

- Espera ser titular?
- Espero dar o meu melhor todos os dias. Nos treinos e nos jogos que for solicitado. O mister Carlos Garcia tem plena competência para saber se devo ou não ser titular. Essa opção só pertence a ele. A mim compete-me dar o meu melhor todos os dias, um passo de cada vez, e esperar as opções do mister.

- Sente-se bem no Vizela?
- Muito bem. Só posso dizer que tenho muito orgulho em representar este clube. Foi um passo muito feliz quando aceitei vestir a camisola do Vizela que quero continuar a honrar. Estou cá para ajudar o clube a subir de divisão. Vamos conseguir.

- Há quem diga que este ano o campeonato é mais forte.
- Acho que há umas nove ou dez equipas candidatas declaradas à subida e outras camufladas nesse objectivo. Nós também lá estamos na corrida, queremos subir, fazer mais que no último campeonato e no fim é que se fazem as contas.

- Vai sentir a falta de Rodrigo no eixo da defesa?
- O Rodrigo era um bom jogador com o qual o clube contava para esta temporada. Arranjou um melhor contrato foi à vida dele. Estão cá outros que farão o seu papel, foi para isso que foram contratados. Temos bons jogadores entre nós.

- Ter 22 jogadores bons aguça o engenho na luta pela titularidade.
- Claro, exige mais empenho de todos e isso é salutar.

- O Desportivo de Guimarães elegeu-o como o jogador mais regular do Vizela na época finda. Sentiu-se orgulhoso?
- Fiquei muito satisfeito pois senti que o me trabalho foi reconhecido. Mas aqui quero juntar os meus colegas pois sem eles não teria atingido tal feito.


Partilhar