Chuva intensa volta a prejudicar saída do Cortejo Vizela dos Tempos Idos


Muitos não estavam à espera mas ela apareceu: e forte. Tal como no ano passado, a chuva estragou a última noite das Festas de Vizela, a noite que recebeu milhares de forasteiros para verem passar o Cortejo Vizela dos Tempos Idos. Uma desilusão enorme para a Comissão de Festas, figurantes e público.

As pessoas que resistiram ao mau tempo mantiveram-se de pé à espera da marcha mas a chuva, que começara a cair meia hora antes do horário previsto para a saída do Cortejo (22h) não mais deu tréguas. Os habituais vendedores de cadeirinhas passaram a vender guarda-chuvas com grande sucesso. Quem, bem cedo pela manhã, marcou lugar nos passeios com cadeiras, bancos e até sofás, acabou por não ficar sentado.

Na espera de uma aberta, a marcha retardou a saída mas a chuva prometia continuar e continuou mesmo. Nestas coisas não pode haver adiamentos e há que sair para estrada esteja o tempo como estiver.

A chuva parou momentâneamente e o Cortejo saiu, mas depois o «dilúvio» voltou.
O cortejo estava bem composto com sete carros alegóricos alusivos à Vizela antiga, à criança e aos dez anos de autonomia e era preenchido por centenas de figurantes. Mas a chuva voltou, desta vez mais forte, e a marcha sofreu uma grande alteração pois os figurantes ou desistiram de representar os seus números ou então andaram mais depressa. Quase todos chegaram ao fim do cortejo completamente encharcados.
Em jeito de ironia um popular desabafou: «Para a próxima o melhor era realizar as festas no Verão...em Agosto que é quando vem calor.
Uma sessão de fogo, também molhada pela água do lago do jardim e da chuva, encerrou as Festas de Vizela 2008.

Partilhar