Actividades da Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes

No mês de Outubro


Horário de Funcionamento:
9.30h às 18.00h

Autor do Mês
António Lobo Antunes
É o mais velho de seis irmãos. Especializou-se em psiquiatria por pensar que era parecido com literatura e escrever é para ele uma necessidade. Em entrevista afirmou: "no fundo, a nossa vida é sempre uma luta contra a depressão e, em relação a mim, escrever é uma forma de fuga ou de equilíbrio… Por outro lado, há a sensação de qualquer coisa que nos foi dada e que temos obrigação de dar às outras pessoas: quando não trabalho sinto-me culpado. Há ainda a sensação do tempo, ou seja, ter na cabeça projectos para 200 anos e saber que não vamos viver 200 anos..."

Dia Mundial dos Direitos dos Animais (4 de Outubro)
1, 2 e 3 de Outubro
No dia 4 de Outubro comemora-se o Dia Mundial dos Animais e do seu protector, S. Francisco de Assis. Na biblioteca temos desenhos, vídeos, jogos, poemas e muitas histórias para te lembrar que os animais são nossos amigos e devem ser acarinhados.

Orquestra de Palavras
Oficina de expressão emocional e inteligência criativa
24 de Outubro, sexta

A Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes – Vizela, em parceria com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, no âmbito do programa de Itinerâncias de Promoção da Leitura 2008, promove no dia 24 de Outubro uma oficina de expressão emocional e inteligência criativa intitulada “Orquestra das Palavras”, de Paulo Condessa.
A acção dirige-se a todos os mediadores e promotores de leitura, desde educadores de infância, professores, técnicos de biblioteca e outros, e traduz-se num método de investigação prática e lúdica do Ser Humano que utiliza a linguagem interior de cada um como fonte de bem-estar individual e colectivo. As palavras escritas e lidas e ditas não tentam ser compreendidas mas sim traduzidas em sensações e imagens: todas as sinestesias são permitidas até se transformar um significado abstracto numa vivência concreta. Até se transformar uma palavra numa memória palpável.
Sons, cores, cheiros, texturas, sabores, tudo pode ser repescado a partir da imaginação sensorial, desenvolvendo a inteligência emocional e dando-lhe forma através da expressão criativa.
Num clima descontraído e propício à livre expressão, são realizados jogos e exercícios relativamente simples, individuais e em grupo, que alternam a concentração e a descontracção, o som e o silêncio, o recolhimento e a partilha.

Os interessados em participar nesta Oficina devem inscrever-se até ao dia 17 de Outubro, na Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes – Vizela, através do Tel. 253 585 386/253 585 812, ou pelo e-mail bmvizela@gmail.com, indicando a profissão e nome da instituição em que trabalham.

A apresentação do livro “Iluminado”, de Hélder Magalhães
25 de Outubro, sábado
Auditório da Fundação Jorge Antunes, 17h00

Aqui há história
“O traseiro do rei” de Raquel Saiz & Evelyn Daviddi
Como todas as manhãs, o rei ia tomar o pequeno-almoço, no grande salão; e, ao sentar-se no trono… espetou-se-lhe um alfinete no rabo!
– Ai! Ai! Ai! – queixava-se, suplicando ajuda.
Queres saber como acaba a história? Vem ouvir na biblioteca!
Mas ninguém se atrevia a tocar o traseiro do rei.
Público: + 4 anos / Inscrições prévias.

Histórias Visuais
Construção de histórias a partir de imagens. As imagens contam-nos muitas histórias, de todos os tamanhos e feitios, doces e amargas, grandes e pequenas ... Cada imagem tem uma história pronta a ser contada, e tu vais ser o contador.
Público: a partir dos 8 anos, mediante inscrição prévia

Partilhar