Biblioteca Municipal de Vizela promove oficina de expressão emocional e inteligência criativa

Orquestra de Palavras - Inscrições até 17 de Outubro



A Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes, em parceria com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, no âmbito do programa de Itinerâncias de Promoção da Leitura 2008, promove uma oficina de expressão emocional e inteligência criativa intitulada “Orquestra das Palavras”, de Paulo Condessa.

A acção, que terá lugar no próximo dia 24 de Outubro, a partir das 09.30h, dirige-se a todos os mediadores e promotores de leitura, desde educadores de infância, professores, técnicos de biblioteca e outros, e traduz-se num método de investigação prática e lúdica do Ser Humano que utiliza a linguagem interior de cada um como fonte de bem-estar individual e colectivo.

As palavras escritas e lidas e ditas não tentam ser compreendidas, mas sim traduzidas em sensações e imagens: todas as sinestesias são permitidas até se transformar um significado abstracto numa vivência concreta. Até se transformar uma palavra numa memória palpável.
Sons, cores, cheiros, texturas, sabores, tudo pode ser repescado a partir da imaginação sensorial, desenvolvendo a inteligência emocional e dando-lhe forma através da expressão criativa.

Num clima descontraído e propício à livre expressão, são realizados jogos e exercícios relativamente simples, individuais e em grupo, que alternam a concentração e a descontracção, o som e o silêncio, o recolhimento e a partilha.
Os interessados em participar nesta Oficina devem inscrever-se até ao dia 17 de Outubro, na Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes - Vizela, através do tel. 253 585 386/253 585 812, ou pelo e-mail bmvizela@gmail.com, indicando a profissão e nome da instituição em que trabalham.

1a) Massagem poética (Orquestra de Palavras): 1 dia: oficina
Oficina que combina leitura sensorial, escrita criativa e massagem sonora.
Trabalho realizado individualmente e a pares, que reenvia para o corpo as sensações que a imaginação produz, a partir de palavras ditas.
Objectivos principais:
- Aumentar o prazer físico da leitura.
- Desenvolver a inteligência emocional
Público: geral e/ou mediadores de leitura

Ficha técnica:
Concepção e realização: Paulo Condessa
Público: geral e/ou mediadores de leitura
Nº participantes: mínimo 12, máximo 20.
Duração: 1 dia (7 horas)

Partilhar