Dadora de medula óssea conhece o milagre da compatibilidade e a alegria de poder salvar uma vida


A enfermeira Alcinda Machado do Centro de Saúde de Vizela (à direita na foto) vai poder ajudar um doente que necessita de transplante de medula óssea. Um caso raro de compatibilidade que deu muita felicidade a esta enfermeira a à Associação de Dadores Benévolos de Sangue onde foram feitas as recolhas.

A terceira colheita de sangue para Dadores de Medula Óssea promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela e realizada em 12 de Janeiro de 2008 nas instalações do Centro de Saúde de Vizela, deu frutos.

A Enfermeira Alcinda Machado, da Unidade de Saúde Familiar Physis de Vizela, inscreveu-se como dadora de Medula Óssea nesse dia como tantos outros, na esperança de salvar a vida a alguém. A enfermeira foi contactada recentemente para doar medula pois é compatível com a de um doente que necessita de transplante.

A doutora Maria do Resgate Salta, Presidente da Mesa da Assembleia-geral da Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Vizela, esclarece: «Numa primeira fase a senhora enfermeira irá fazer análises para despiste de alguma doença infecciosa e depois será combinada a doação da medula».

Ao saber desta noticia, Alcinda Machado ficou emocionada por ter esta oportunidade de ajudar alguém. A Associação de Dadores Benévolos de Sangue, na pessoa do seu Presidente Chefe Zeca, fica regojizada com esta noticia e agradece, mais uma vez, a todos os que contribuem para que estas acções contribuam para salvar vidas.

Partilhar