No Outono também há parasitas

O Outono é uma altura fantástica para os cães. Os montes de folhas mortas no chão para onde saltam, sentir a brisa no nariz e o ar mais fresco, fazem as delícias dos animais que anseiam por grandes passeios. Os donos, por seu lado estão menos preocupados com os parasitas, que, acreditam, desaparecem com o frio do Outono. No entanto, é um engano: nesta altura do ano, as carraças estão à caça de presas antes da chegada do inverno.

A humidade e as temperaturas de cerca de 20 graus centígrados proporcionam condições ideais para as carraças. Com a descida das temperaturas altas de Verão os parasitas ainda se encontram activos, se a quantidade de humidade for certa. E têm que aproveitar os dias que antecedem o frio do Inverno para se alimentar e preparar para o estado inactivo em que entram nas temperaturas mais baixas. Este aumento de actividade das carraças traz também um maior risco já que estes pequenos aracnídeos são os portadores perfeitos para agentes patogénicos que transmitem doenças perigosas aos cães e aos donos. Para os animais há um risco acrescido de patologias graves como a erliquiose, que afecta gravemente o sistema imunitário.

Para evitar as doenças transmitidas pelas carraças, a primeira linha de defesa é aquela que evita as picadas dos parasitas. Muito eficazes e também mais fáceis de usar, recomenda-se a aplicação de produtos spot-on com imidaclopride + permetrina uma vez por mês dorso do animal. O ideal é usar um antiparasitário de largo espectro, eficaz contra a maioria dos parasitas. ”Recomendamos este método porque é eficaz não só contra as carraças, mas contra pulgas, mosquitos, flebótomos e moscas. Desta forma, o cão fica totalmente protegido contra os principais parasitas, durante todo o ano”, afirma Cláudio Mendão, Médico Veterinário e responsável pela Linha Animais de Companhia da Bayer Portugal,

A Divisão Saúde Animal da Bayer HealthCare é líder em soluções distintas de desparasitação. Todos os anos, o investimento é direccionado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, que confirmam o empenho na protecção dos animais e dos que com eles convivem.

Para mais informações:
Grupo Inforpress – 21 324 02 27 – 96 346 1296
Filipa Costa Prenda – fprenda@inforpress.com

Partilhar