Câmara promove concerto de Natal na igreja matriz de S. Miguel

Dia 13 de Dezembro, sábado, na Igreja Matriz de S. Miguel, pelas 21h30.


Recital, obras de Mozart, Messiaen e Música de Natal
Câmara promove concerto de Natal

A Câmara Municipal vai promover um Concerto de Natal apresentado pela jovem violinista vizelense Mara Silva e pela pianista Stephanie Elbaz, um recital, obras de Mozart, Messiaen e Música de Natal.
O concerto terá lugar no próximo dia 13 de Dezembro, sábado, na Igreja Matriz de S. Miguel, pelas 21h30.

Intervenientes
Violino – Mara Alina Andrade Lopes Figueiredo da Silva (Licenciada em violino pelo Conservatório Real de Bruxelas)
Piano – Stephanie Elbaz (Licenciada em piano pelo Conservatório Real de Bruxelas)


Mara Alina Figueiredo

Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade em Vizela, no Patronato de S. João, na classe de piano do professor José António Magalhães.
Aos 12 anos ingressou na Artave (Escola Profissional Artística do Vale do Ave), na classe de Violino da Professora Suzanna Lidegran. Integrou dois anos mais tarde a orquestra Artave tendo então a oportunidade de trabalhar com diversos maestros e solistas tais como: Ernst Schelle, António Soares, Ivo Cruz, Paulo Gaio Lima, Gerardo Ribeiro, Juan Trillo, Roberto Tibiriçã, Jed Barahal entre muitos outros. Trabalhou ainda em Música de Cámara com A. Gaio Lima. Participou ainda em master-class com os professores Vadim Brodsky, Boris Kuniev, Anatoli Michlin e A. Swarzburg.
Fez parte da “Orquestra” em 1997 com o maestro Graça Moura, cujo estágio decorreu na cidade de Castelo Branco e integrou também o primeiro elenco da Orquestra APROARTE.
Com 15 anos participou no estágio internacional de orquestra da AIDIMOS (Académie Internationale d’interprétation Musicale pour Orchestre Symponhique, tendo-se apresentado em concerto em várias cidades de França e da Suíça.

Após dois master-class em Morges, Suiça, com os Professores Kati Sebestyen e Marc Kowalsky, discípulos de A.Gertler e A.Grumiaux, e depois de ter efectuado provas de ingresso em duas escolas superiores em Londres, nas quais viria a ser admitida, opta pelo ingresso no Conservatório Real de Bruxelas (Koninklijk Conservatorium Brussel), para iniciar os seus estudos superiores, na classe destes professores. Obteve a sua licenciatura em 2005.

Teve aí a oportunidade de tocar e trabalhar com solistas e maestros de renome, tais como Igor Oistrakh, Baiba Skride, Arie Van Lysebeth, Jana Bouskova, Silveer Van Den Broeck, entre outros. Participou ainda numa digressão por várias cidades da Bélgica e em Madrid, Espanha, no seio da Orquestra do Conservatório Real de Bruxelas. Destaca-se ainda a colaboração com as orquestras “Kempisch Jeugdorkest” e “Akasha Kammerorkest”, além de várias formações em Música de Câmara. Leccionou ainda violino na “Jan Niklaasstichting” em Halle, Bélgica.
Em Portugal, colabora regularmente com a Orquestra do Norte, destacando-se o trabalho com o tenor Plácido Domingo, e com o maestro Ferreira Lobo, entre outros.

Curriculum Vitae
Stéphanie Elbaz
Pianista francesa, nascida em Casablanca. Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos em Narbonne, cidade onde reside, tendo mais tarde ingressado no Conservatório Regional de Montpellier, onde obteve um diploma de piano e música de câmara com felicitação do Júri. Prosseguiu os seus estudos mais tarde no Conservatório Nacional Regional de Toulouse.
Participou em diversos master-class e concertos nos quais teve a oportunidade de se apresentar e trabalhar com professores de renome, tais como: Nicolai Lugansky, Menahem Pressler, Nans Richter, Ronald Dyens, J. B. Pommier, Anne Queffelec, Françoise Pollet, Christian Ivaldi, Eveline Brancart e Shandor Graf Mourja. Foi ainda finalista de vários concursos internacionais, destacando-se o Concurso de Piano Jean Françaix em 2003.

Ingressou no Conservatório Real de Bruxelas onde estudou vários anos na classe do professor Boyan Vodenitcharov. Paralelamente trabalhou em Paris com Muza Rubackyteet no Conservatório Rachmaninov. Licenciou-se em piano com Grande Distinção em 2005.
Stéphanie apresenta-se regularmente a solo e em Música de Câmara em toda a França, assim como em cursos de aperfeiçoamento e concertos em Itália, Bélgica, Holanda e Alemanha. Destaca-se a sua participação a solo sob a batuta do maestro Nans Richter, filho do célebre pianista S. Richter e ainda num concerto organizado pela Cruz Vermelha Francesa a favor dos refugiados do tsunami em 2005. Apresentou-se também com J.B. Pommier num recital de piano a quatro mãos e num concerto de homenagem a Saint- Saens. Terminou este ano o Mestrado em piano em Bruxelas e prosseguirá o seu aperfeiçoamento artístico em Roterdão e em Salsburgo.

Partilhar