Câmara aprovou Plano de Transportes Escolares para 2008/2009


A Câmara Municipal de Vizela aprovou, na sua reunião de 14 de Janeiro transacto, o Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo em curso, depois de recolhido parecer positivo do Conselho Municipal de Educação de Vizela.

A rede de transportes escolares do concelho de Vizela abrange a totalidade dos alunos do ensino básico e secundário, residentes e que frequentam estabelecimentos de ensino do concelho e/ou fora dele, e que cumpram os requisitos de atribuição de transporte previstos na Lei.

Esta rede estende-se a todas as freguesias do concelho, através de diversos percursos estabelecidos, de acordo com os locais de proveniência dos alunos e escolas-destino. A generalidade dos transportes escolares dos alunos de Vizela efectiva-se através da utilização dos transportes colectivos, quer rodoviários, quer ferroviários, com excepção dos circuitos especiais de transporte e dos circuitos efectuados pelos autocarros do Município de Vizela.
Desde o ano lectivo anterior, o Município passou a efectuar dois circuitos de transporte nos seus dois autocarros, que se mantiveram no presente ano, dado serem os que melhor se encaixavam, em termos de horário de funcionamento das escolas e de número de alunos a transportar.

Assim, os autocarros da Autarquia iniciam o percurso na zona da Carreira Chã (Santa Eulália), transportando grande parte dos alunos aí residentes, até à EB 2,3 de Caldas de Vizela, seguindo então para Tagilde, onde recolhem os alunos e os levam até S. Paio, ao Colégio de Vizela, efectuando o percurso inverso, ao final do dia.
Esta medida permite rentabilizar os recursos existentes no Município e proporcionar melhores condições de transporte aos nossos jovens. O Município, através das suas carrinhas, efectua, ainda, o transporte dos alunos do 1º CEB residentes em Montesinhos que, devido à extinção da escola, foram afectados à EB1/JI das Teixugueiras.

Dos circuitos especiais de transporte escolar usufruem os alunos que frequentam o Colégio de Vizela e são transportados em viatura própria, através de parceria estabelecida com o Município; os alunos da EB1/JI de Cruzeiro (Infias), residentes nas zonas de Granja e Atim, transportados pela carrinha da Fundação Jorge Antunes, com quem foi celebrada parceria;os alunos portadores de deficiência, em táxi.

No ano lectivo de 2008/2009, a rede de transportes escolares, abrange cerca de mil alunos, com residência no concelho de Vizela, sendo que o número total de alunos a frequentar estabelecimentos de ensino localizados dentro dos limites administrativos do concelho de Vizela, corresponde à maioria de alunos abrangidos pela rede. As excepções referem-se a alunos que não encontraram oferta dos cursos pretendidos no concelho, sendo a sua maioria do ensino secundário e profissional.

Partilhar