Desacatos no jogo com o Freixieiro - verdade dos factos

Comunicado do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes

Os acontecimentos do passado Sábado nada tem que ver com o Futsal propriamente dito, e, por isso, não era intenção do G. D. Fundação Jorge Antunes pronunciar-se sobre tão tristes incidentes.

No entanto, tendo em conta as deturpações da verdade que têm sido publicadas nos mais diversos órgãos de comunicação social, vemo-nos obrigados a reportar o que, verdadeiramente, se passou no Municipal de Vizela no passado Sábado.
Os acontecimentos no último minuto do passado jogo de sábado no Municipal de Vizela frente ao Freixieiro foram, no mínimo, lamentáveis.

O G.D. Fundação Jorge Antunes é, e sempre foi ao longo dos seus 30 anos de história, um Clube ordeiro e defensor do fair-play, dentro e fora das 4 linhas. Foi, por isso, com enorme pesar que presenciamos os desacatos ocorridos no último jogo frente ao Freixieiro.

Importa começar por referir que a segurança no Pavilhão é exercida e da responsabilidade exclusiva das forças policias, no caso, a GNR. Daí que é da sua (GNR) competência exclusiva a organização dos adeptos nas bancadas e separação, ou não, dos adeptos de ambas as equipas.

Tendo todo o jogo decorrido em clima de fair-play nada fazia prever a violência que se registou nas bancadas no último minuto.

A violência teve origem na claque do A.R. Frexieiro, que em dado momento invadiu o espaço onde se encontravam os adeptos da Fundação, tendo-se mesmo colocado na sua frente, em clara atitude provocatória. A tudo isto a GNR assistiu impávida e serena. O precipitar dos acontecimentos deu-se quando o jogador Cardinal (Freixieiro) incentivou a sua claque á violência, conforme se pode verificar pelas imagens do jogo, gerando assim as cenas de pancadaria que infelizmente todos tivemos oportunidade de assistir.

Estas atitudes em nada dignificam a modalidade que tanto estimamos e que por tanto lutamos para fazer com que seja, sempre e cada vez mais, uma modalidade de referência no desporto Nacional.

Sabemos, no entanto, distinguir os verdadeiros adeptos do Futsal daqueles que, aqui e ali, andam a denegrir com actos de violência a imagem de uma modalidade onde o fair-play sempre foi apanágio. Estes são adeptos do futebol de 11 e que andam agora a penetrar no Futsal.

O G.D. Fundação Jorge Antunes repudia terminantemente este tipo de situação que, em largas dezenas de jogos disputados em nossa casa, nunca tínhamos presenciado.
É necessário que as instituições e autoridades competentes saibam punir, e acima de tudo prevenir este tipo de situações, pois, caso contrário, perguntamo-nos se vale a pena continuar no Futsal?
Aguardamos que o Conselho de Disciplina sancione devidamente os infractores.

Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes

Partilhar