FC Vizela faz hoje 70 anos sem grandes cerimónias


O habitual hastear da bandeira, as romagens aos cemitérios e a missa pelos sócios falecidos fica aquém do que se previa para um aniversário pouco vulgar: 70 anos. Mas quem não admite o quanto é incómodo o 1º de Janeiro para festejar logo pela manhã seja o que for?


Não é difícil admitir que o Futebol Clube de Vizela foi fundado num dia muito incómodo para quem deseja prestar homenagem ao terceiro maior clube (depois do Braga e Vitória de Guimarães) da Associação de Futebol de Braga.

O 1 de Janeiro não é convidativo a que se deixe o remanso do lar depois duma noite de folia como é a da passagem de ano. Talvez por isso, ou nem só por isso, os programas evocativos do aniversário do Clube pouco mais são do que singelas referências, mesmo quando o número é tão específico como o deste ano. 70 primaveiras não é todos os dias que se celebram, mas o programa é idêntico a outra data qualquer...

Os mais novos perguntam como foi possível ter-se fundado um clube a 1 de Janeiro se nesta data é feriado. Mas o que revelam os mais antigos é que antigamente, ou melhor, em 1939, não era feriado no primeiro dia do ano.
No 1º de Janeiro celebra-se, em primeiro lugar, a solenidade da Mãe de Deus em segundo lugar, o Dia Mundial da Paz (em 1968 o papa Paulo VI quis que, neste dia, os cristãos rezassem pela paz) e celebra-se, finalmente, o primeiro dia do ano civil. Pelos vistos em 1939, há 70 anos, quando os fundadores d FCV se deslocaram à cidade dos arcebispos para registarem o Clube, não era feriado, e poucos também dariam grande importância à noitada da Passagem do Ano.

A data é, logo à partida, dissuasora de qualquer festejo mais arrojado, por outro lado, o Futebol Clube de Vizela ainda é gerido nos moldes de há 70 anos atrás, ou seja graças à dedicação de alguns carolas. O Clube cresceu a todos os níveis, mas a sua gestão, todo o dinamismo que possa ou não demosntrar, estará sempre subjacente à dispolibilidade, ou fata dela, desses mesmos carolas.
Seja como for: PARABÉNS FUTEBOL CLUBE DE VIZELA pela tua juventude.


HISTÓRIA

O Futebol Clube de Vizela foi inscrito oficialmente na Associação de Futebol de Braga no dia 1 de Janeiro de 1939. Desconhece-se o porquê desta data (que cria grandes transtornos em cada aniversário por se tratar de um dia que procede a Passagem de Ano), porquanto os primeiros órgãos sociais do Clube, como atesta a acta nº 1, foram eleitos a 16 de Junho de 1939 no Hotel Central (Praça da República onde fica a Ourivesaria Meira).
- Os primeiros presidentes eleitos foram: Armando Martins Camelo (Assembleia Geral); João de Sousa (Direcção) e João da Costa Madureira (Conselho Fiscal).

- Agostinho de Lima (tesoureiro da primeira direcção e recoveiro de profissão) foi bafejado pela Lotaria Nacional e com parte do dinheiro comprou um terreno no lugar da Vista Alegre em S.Miguel-Vizela onde foi construído o primeiro campo de futebol do Vizela. Mais tarde, este pequeno recinto desportivo, adoptaria o seu nome: “Campo Agostinho de Lima”. O Vizela jogou naquele campo (hoje transformado numa urbanização) até 1989.

- Na época 1966/67 o FCV sagrou-se Campeão Nacional da III Divisão. Eliminou o Boavista nas meias-finais e venceu o Tramagal na final.

- Na 1981/82 o FCV sagrou-se Campeão Nacional da III Divisão. Venceu na final o Atlético Clube de Portugal

Subida I Divisão

- Em 1984/85 participou no Campeonato Nacional da I Divisão. Por falta de relvado realizou os jogos no Estádio Municipal de Guimarães. Foi último classificado. Realizou 30 jogos, 4 vitórias, 7 empates, 19 derrotas, 31 golos marcados, 71 sofridos, somou 15 pontos.

- Em 12 de Novembro de 1989 inaugurou o seu estádio. Presidiu à cerimónia o Ministro Valente de Oliveira. O Boavista apadrinhou o evento em dia bastante chuvoso. O terreno do estádio foi oferecido pelo antigo presidente do FCV, Fernando da Costa Vieira.

- No ano de 1998, em vésperas de Vizela se tornar independente de Guimarães, a Câmara Municipal de Guimarães, a pedido do presidente do FCV, Paulo, ofereceu ao clube o pavilhão gimnodesportivo que acabara de construir na vila. Era presidente da CMG o ainda edil, António Magalhães.

- Em 19 de Março de 2003 foi inaugurado o primeiro relvado sintético pelo presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Francisco Ferreira.

- Em 30 de Abril de 2005 o Vizela vence no estádio Moreira Marques o Infesta por 1-2 (golos de Oseias) e sagra-se campeão da IIB/Zona Norte e ascende à Liga de Honra a 4 jornadas do fim. Carlos Garcia a treinador, Alberto Sousa a presidente duma Comissão Administrativa.

- Em 6 de Maio de 2005, Alberto Sousa reassume por aclamação a presidência da direcção do FC Vizela.

GALERIA DOS PRESIDENTES
João de Sousa (1939/40), Francisco Armindo Costa 1944-46), José Pinto Ribeiro (1948/50), David Leite da Silva Campelos (1944, 1951 a 1952), Rodrigo Pinheiro (1953), António Moura (1954), José Ribeiro Ferreira (1958/60), José Júlio Varela (1961/1965), Domingos Vaz Pinheiro (1966), Padre João Freitas (1967), Domingos Pinto Varela (1968/1969), António Dias (1970), Mendonça Pinto (1972), Sérgio Capela (1973,1977,1978,1980), Guilherme Teixeira (1974), Manuel Moreira Pereira (1975), Fernando Barbosa (1976), Fernando Lopes Cunha (1979), Carlos Alfredo Santos (1981 a 1984), Fernando Costa Vieira (1982-1983), Abilio Pimenta (1985 a 1990), Manuel Machado (1990/1991), Mário José Oliveira (1992/1993), Paulo Pinheiro (1994/2001), Alberto Sousa (2001-2005), Filipe Sousa (2005-2006), José Armando Branco (2006-07); Paulo Pinheiro (2008).


PRIMEIRO ELENCO DIRECTIVO DO FUTEBOL CLUBE DE VIZELA 1939
Acta nº 1 da Assembleia Geral do Futebol Clube de Vizela.

Aos dezasseis dias do mês de Julho de mil novecentos e trinta e nove (16/6/1939), nesta vila de Vizela, concelho de Guimarães, distrito de Braga, na Praça da República, Hotel Central, reuniram a convite da Comissão Administrativa do “Futebol Clube de Vizela” em Assembleia Geral os sócios do dito clube, na qual compareceram os seguintes senhores, José Pinto Ribeiro, João Lima, João Pinto, Agostinho de Lima, Manuel Fernandes de Oliveira, José Luiz de Almeida, João de Sousa, Arnaldo Campelos,
Eduardo Pereira, João David Pedrosa, Miguel Luíz de Almeida, João Borges, Artur Monteiro, José Joaquim da Silva e Elísio da Cunha, afim de elegerem os Corpos Gerentes desta agremiação, para o período de tempo que vai desta data ao mês de Julho próximo.

Para presidir à Mesa, que há-de dirigir os trabalhos para este acto, foi escolhido por unanimidade o sócio senhor José Luiz de Almeida, o qual escolheu para seus secretários os senhores João Pinto e Arnaldo Campelos. Acto contínuo foi declarado aberta a sessão, procedendo-se de seguida à eleição de armonia com o disposta do Artigo 14 dos estatutos, o qual o deu o seguinte resultado:

Assembleia Geral
Presidente – Armando Martins Camelo
1º Secretário – José Luís de Almeida
2 Secretário – Arnaldo Campelos, por unanimidade;

Conselho Fiscal
Presidente – João da Costa Madureira
Relator – Silvério José Fernandes de Oliveira
Secretário – Artur Monteiro, por unanimidade;

Direcção
Presidente – João de Sousa
Vice-presidente – José António Faria
1º Secretário – João David Pedrosa
2º Secretário – Tito Matos
Tesoureiro – Agostinho de Lima
1º Vogal – Adelino Silva
2º Vogal – Américo Campelos, por unanimidade.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, do que, para constar, se lavrou a presente acta, depois de lida em voz alta, vai ser assinada pelos componentes da Mesa, que presidiu a esta assembleia-geral.
José Luiz de Almeida
João Pinto
Arnaldo Campelos”.

Daí para cá o Vizela não mais parou, atingindo hoje a proveta idade de 70 anos.
>

Partilhar