Cartão electrónico de registo pessoal de saúde disponível nas farmácias

Farmácias Portuguesas e Roche associam-se num projecto pioneiro




No âmbito do reforço da sua parceria, a Roche disponibiliza às farmácias de todo o país o primeiro cartão electrónico de saúde para os utentes das farmácias portuguesas. Até à data, mais de 500 utentes têm já o novo Cartão ChekPoint Registo Pessoal de Saúde (RPS), que lhes porporciona o controlo simples, rápido e seguro da sua saúde.

O Cartão RPS é um cartão electrónico pessoal para o registo e consulta dos dados de saúde que conecta directamente com o computador através da entrada USB.


O Cartão RPS é de utilização bastante simples, rápida e segura – do ponto de vista técnico, o software foi desenhado para que fosse fiável, intuitivo, acessível desde a sua primeira utilização.


Foi desenvolvido para se iniciar automaticamente, assim que o sistema operativo detecte a existência do cartão, não sendo necessário instalar qualquer software. O utente poderá ainda, com toda a segurança, consultar os dados de saúde registados no seu cartão num outro computador e imprimir a informação para entregar na consulta com o seu médico de família.

Este projecto pioneiro apresenta grandes vantagens para todos os intervenientes no processo: utente, farmacêutico e médico. No caso dos utentes, estes poderão controlar melhor a sua saúde e sentir maior motivação para a adesão a práticas saudáveis e à terapêutica prescrita pelo seu médico. O farmacêutico poderá proporcionar aos seus clientes um serviço diferenciado e um acompanhamento mais personalizado. Também os médicos poderão obter informações mais completas em relação ao seu paciente e, consequentemente, tomar melhores decisões em relação à terapêutica a prescrever.

Até ao momento, o cartão electrónico de saúde está implementado em algumas farmácias nacionais e está limitado ao stock existente.


Acerca da Roche:

Com sede em Basileia, Suíça, a Roche é uma das companhias líder na investigação em Saúde nos campos do diagnóstico e da terapêutica farmacológica. Como companhia líder na área da biotecnologia e fornecedora de produtos e serviços inovadores para a detecção precoce, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, o Grupo contribui em várias frentes para melhorar a Saúde e a qualidade de vida das pessoas. A Roche é líder mundial na área do diagnóstico in-vitro, no fornecimento de medicamentos para o cancro, transplantação de órgãos e virologia, sendo um player activo em áreas terapêuticas como doenças auto-imunes, inflamação, distúrbios metabólicos e doenças do Sistema Nervoso Central. Em 2007, as vendas da Divisão Farmacêutica totalizaram 36.8 mil milhões de Francos Suíços e a Divisão Diagnostics obteve vendas de 9.3 mil milhões de Francos Suíços. O Grupo Roche possui acordos de I&D e alianças estratégicas com numerosos parceiros, incluindo participações maioritárias em companhias como a Genentech e a Chugai, tendo investido mais de 8 mil milhões de Francos Suíços em 2007 na área de I&D. Actualmente a Roche emprega em todo o Mundo cerca de 79 mil pessoas.

Mais informação sobre o grupo Roche em www.roche.com

Partilhar