DISTÂNCIA LONGA E ESTAFETAS TOMAM CONTA DO MINHO

Nacionais de Orientação Pedestre 2009



As vastas e deslumbrantes paisagens minhotas voltam a ser palco dum grande evento de Orientação Pedestre, já no próximo fim-de-semana. A Serra da Cabreira, em Vieira do Minho, recebe os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e de Estafetas e encerra a promessa de espectacularidade, emoção e uma enorme incerteza quanto aos resultados finais.


Regressando a um mapa onde se gravaram a ouro algumas das mais belas páginas da Orientação em Portugal, o Clube de Orientação do Minho tem a responsabilidade de mais uma grande organização, contando para tal com os apoios da Câmara Municipal de Vieira do Minho e da Federação Portuguesa de Orientação. A 15ª edição dos Campeonatos Nacionais de Distância Longa e de Estafetas tem tudo para se transformar num evento memorável, feito de paisagens deslumbrantes, bons mapas, percursos desafiantes e um ambiente de festa que, por certo, irão ao encontro dos gostos e sensibilidades mesmo dos mais exigentes.


No sábado, dia 28, disputar-se-á o Campeonato Nacional de Distância Longa. Contando com cinco centenas de inscritos, distribuídos por 32 escalões de ambos os sexos, o evento reúne os grandes dominadores das temporadas anteriores. Na Elite Masculina, Marco Póvoa (ADFA), Joaquim Sousa (COC) e Tiago Aires (GafanhOri) voltam a encontrar-se, eles que são os atletas que mais títulos nacionais seniores alcançaram em Portugal desde que, na época de 1994 / 1995, se realizou a primeira edição dos Campeonatos. Mas é sempre de esperar uma surpresa da parte de Tiago Romão (COC), Diogo Miguel (Ori-Estarreja), Miguel Silva (CPOC), Celso Moiteiro (COC) ou Albino Magalhães (GD 4 Caminhos), jovens em franca ascensão e dispostos a vender cara a derrota.


No sector feminino, Raquel Costa (GafanhOri) é a atleta que reúne a maior dose de favoritismo, ela que venceu as quatro anteriores edições da prova e lidera actualmente o ‘ranking’ da Taça de Portugal. Todavia, será interessante ver do que serão capazes Maria Sá (GD 4 Caminhos), Leonor Silveira (ADFA), Paula Nóbrega (Orimarão) e, sobretudo, o jovem trio do COC, Andreia Silva, Patrícia Casalinho e Catarina Ruivo.


A grande jornada orientística encerrará no domingo com o Campeonato Nacional de Estafetas, no qual estão inscritas 127 equipas. Para a prova-rainha da Orientação, COC e ADFA repartem o favoritismo nos escalões de Elite, em ambos os sectores. Nas senhoras, Lídia Magalhães, Maria Pereira e Sandra Rodrigues quererão renovar o título conquistado pelas eborenses em Estremoz, no ano passado. Mas para isso vão ter de se superar, face à homogénea equipa do COC, que tem em Andreia Silva, Patrícia Casalinho e Catarina Ruivo os seus grandes esteios. À espreita dum deslize, irão estar Grupo Desportivo 4 Caminhos, Ori-Estarreja e CPOC.


Quanto ao sector masculino, Marco Póvoa, Pedro Nogueira e Elísio Roque (ADFA) vão querer imitar as suas companheiras. Não é crível, porém, que a desconcertante história de Estremoz se repita e o COC volte a hipotecar as aspirações com um “missing point”. É de esperar, pois, da atitude de Tiago Romão, Celso Moiteiro e Joaquim Sousa, o forte desejo de “vingança”. A concorrência, porém, é extraordinariamente forte. O GafanhOri vai querer, certamente, repetir o 2º lugar de 2008. CPOC e GD 4 Caminhos têm igualmente uma palavra a dizer, mas é do Ori-Estarreja que pode vir a grande surpresa, na pessoa desses extraordinários atletas que são David Sayanda, Bruno Nazário e Diogo Miguel.


Os amantes da Orientação têm à sua espera, pois, dois dias de extraordinária actividade e intensidade. Os dados estão lançados e resta-nos esperar o desenrolar dos acontecimentos.


Mais informações em http://www.pontocom.pt/actividades/2009CNDLE/

Partilhar