Publicação do boletim "Norte Conjuntura"



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) publicou o boletim "NORTE CONJUNTURA" relativo ao 4º trimestre de 2008, tendo por base os dados estatísticos disponíveis até 17 de Março de 2009. O boletim encontra-se disponível em www.ccdr-n.pt/norteconjuntura.

Nesta edição são tratadas tendências de evolução socioeconómica da Região do Norte no contexto nacional, visando os seguintes temas: mercado de trabalho, emprego e desemprego, comércio intracomunitário, desempenho das indústrias tradicionais, construção e habitação, turismo, preços no consumo, e “monitorização do QREN".
A contracção de 0,8% do emprego face ao trimestre homólogo, a redução da procura turística dirigida aos estabelecimentos hoteleiros e as quebras na exportação de mercadorias para a União Europeia são alguns dos destaques deste boletim.

Em contrapartida, lê-se que «as indústrias tradicionais observam, a nível nacional, um crescimento do volume de negócios nos mercados externos. Ao mesmo tempo, cresce a expedição de mercadorias a partir do Porto de Leixões. Dois elementos que sugerem a possibilidade de um desempenho mais positivo do sector exportador da Região do Norte no comércio extracomunitário do que nas trocas intra-UE».
Entre os destaques apresentados refere-se ainda que «a execução do QREN na Região do Norte acelerou no final de 2008, estando, à data de 31 de Dezembro, já aprovados projectos que totalizam 3140 milhões de euros de investimento, o que representa mais 12% do que o aprovado até final de Outubro último».

Gratos pela atenção dispensada, apresentamos cordiais cumprimentos,

Gabinete de Marketing e Comunicação da
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Partilhar