O MISSÃO MINHO e as eleições europeias



Exmo Sr. Director / Chefe de Redacção

Serve o presente para enviar um Comunicado do Movimento MISSÃO MINHO sobre as eleições Europeias, agradecendo o tratamento noticioso que julgar conveniente.

Com os melhores cumprimentos
António Baptista



O MISSÃO MINHO e as eleições europeias

Perante a proximidade das eleições europeias entende o Movimento MISSÃO MINHO dizer o seguinte:

1. O MISSÃO MINHO é um movimento constituído por cidadãos Independentes de qualquer filiação partidária e membros do PS, do PSD, do CDS e da Nova Democracia. As escolhas partidárias dos membros do Movimento são autónomas dos seus objectivos gerais e não limitam a acção a que se propuseram, quando o decidiram constituir.

2. Tais objectivos têm em primeira linha a defesa dos interesses do Minho em geral e do distrito de Braga, em particular, bem como a prossecução de acções que enalteçam os Valores e Princípios, considerados estruturantes do Movimento. Sendo um Movimento de cariz cultural e político, o MISSÃO MINHO assume, com toda a clareza, a sua intenção em intervir publicamente e em apoiar pessoas e ideias, cujo trabalho contribua para defender as populações de todos os Concelhos do distrito de Braga. É nesse quadro, que o Movimento apoia a candidatura a deputado do Dr. Manuel Monteiro e manifesta a sua vontade para participar em iniciativas que contribuam para a sua eleição.

3. Todavia a acção do Movimento no que às eleições legislativas diz respeito, não se confunde com as eleições europeias. Quer isto dizer que o Movimento não se pronuncia sobre a disputa eleitoral para o Parlamento Europeu, salvaguardada a necessidade de tomar qualquer posição se os interesses do distrito de Braga forem afectados. Tal não obsta a que os seus membros, individualmente considerados, intervenham ou participem em tal acto eleitoral, de acordo com as respectivas filiações partidárias. A vida do Movimento não limita, nem condiciona, a liberdade de cada um dos seus membros.

4. Importa pois realçar, que o Movimento é independente face a qualquer candidatura europeia, seja ela de que partido for. Não temos preferências e esperamos apenas, que os futuros eleitos não se esqueçam do Distrito de Braga e da sua real importância no contexto da União Europeia.todos o E é nesse sentido que propomos a todos os partidos concorrentes, sem excepção, que defendam para Braga a atribuição do título de Capital da Juventude Europeia. Acreditamos que esta proposta é um sinal inequívoco de aposta no futuro da Europa, porque não haverá Europa, nem União Europeia, sem Jovens. E se o Distrito de Braga é uma das regiões mais jovens do Velho Continente, nada melhor para o testemunhar do que este sinal de reconhecimento perante as Famílias que contra ventos e crises, remam contra a maré da baixa de natalidade.

5. A aposta nos valores da Vida e o apoio às Famílias, não poderá estar ausente do debate e do discurso europeus. A agenda europeia terá de incluir o respeito pelos princípios, tradições e culturas, que correspondem à identidade Cristã de Portugal e da própria Europa.

O Movimento MISSÃO MINHO

Braga, 21 de Abril de 2009

Partilhar