Pré-escolar do Colégio Vizela vence concurso nacional de Expressão Plástica


O júri do VII Concurso de Expressão Plástica - Olhar Júlio Resende - atribuiu o 1º prémio (pré-escolar) à aluna Margarida Sousa do Colégio Vizela. A inauguração da exposição e a entrega de prémios decorreu no dia 18 de Abril na Fundação Júlio Resende: O Lugar do Desenho, numa cerimónia acolhedora e cultural, com a presença de Júlio Resende. A exposição (a não perder!) ficará na Fundação durante um mês.




Um olhar sobre Júlio Resende
“A cultura e a arte são componentes essenciais de uma educação completa que conduza ao pleno desenvolvimento do indivíduo. A arte proporciona uma envolvente e uma prática incomparáveis, em que o educando participa activamente em experiências, processos e desenvolvimentos criativos. Através do diálogo com as obras de artistas da sua cultura as crianças interrogam-se e questionam o seu dia e a dia e o seu entorno, aprendem a ver, a sentir e a pensar através de linguagens específicas das artes e da mediação do artista.
As obras do pintor abordadas pelos alunos ajudaram a construir identidades e perdurarão na memória dos seus pequenos 'fruidores' como uma experiência estética única. Esta exposição reúne 750 maneiras de compreender e de interagir com obras do pintor Júlio Resende através da reflexão crítica despoletando nos alunos sentido de autonomia e liberdade de pensamento e de acção dando-lhes asas para o futuro.”

Teresa Eça
Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual

Partilhar