Manutenção do FC Vizela na Liga pode ainda ser uma realidade

Ao ser desclassificado, o Vizela fica com zero pontos e na penúltima posição da Tabela Classificativa. Se o Boavista não se inscrever ou houver uma equipa da I Liga a ficar de fora por falta de inscrição, o Vizela pode reclamar a manutenção.


O Conselho Jurídico do Futebol Clube de Vizela vai agarrar-se a todas as alíneas dos regulamentos, inclusive à inconstitucionalidade das escutas telefónicas, para chamar a razão até si.

Mas há um dado que ganha vantagem: o clube foi desclassificado não despromovido. Por desclassificado entende-se a perda de todos pontos que a equipa conquistou até ao momento da sentença. O que quer dizer, por exemplo, se a desclassificação fosse aplicada à segunda jornada e o Vizela tivesse vencido o jogo da primeira, perderia apenas os pontos conquistados, no caso, os três pontos da vitória.

Se o Boavista não conseguir a inscrição, hipótese muito provável devido ao avolumar das dívidas, ou o Estrela da Amadora ficar de fora pelo mesmo motivo (permitiria a manutenção do Belenenses), o Vizela pode reclamar o lugar em aberto acima da linha de água na Liga de Honra.

Em caso de duas vagas, pode o Gondomar (que usou de corrupção, segundo o CD, nos dois jogos que disputou contra o Vizela em 2003/2004), classificado em último lugar face à menor conquista de pontos dentro do campo e mediante a natureza dos crimes de que é acusado, também recorrer.
O Gabinete Jurídico do FC Vizela estuda todas as situações de forma a poder alterar esta "sentença letal" do Conselho de Disciplina da Liga de Clubes emanada no dia 9 de Junho e que pode pôr em causa o futuro do Vizela.

Partilhar