O que disse Dinis Costa na apresentação da sua candidatura e quem compõe a Comissão de Honra

Textos enviados ao ddV pelo Secretariado de Apoio ao candidato socialista



COMISSÃO DE HONRA DE APOIO A DINIS COSTA

Candidato PS à Câmara Municipal de Vizela


Xavier de Freitas, Empresário do sector da construção civil, dirigente associativo
Adruzilo Lopes, Piloto de Automóveis Tricampeão Nacional de Rally, entre outros títulos.
Alberto Sousa, Industrial do Sector do Calçado
Anselmo Peixoto, Presidente da Associação Musical e Recreativa Família Peixoto
António Gomes, Reformado de Carteiro e Músico
António Carvalho, Médico, Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Novos Rumos
António Macedo, União Desportiva e Cultural de Sto. Adrião
António Neto, Presidente da Direcção da Casa do Futebol Clube do Porto – Dragões do Vale de Vizela
Arlindo Santos, Sociedade Filarmónica Vizelense
Armando, Casa do Sport Lisboa e Benfica
Armindo Oliveira, Presidente da Direcção do Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos
Baltazar Oliveira, Presidente da Casa do Povo de Vizela
Bernardino Costa, Farmácia S. Miguel
Maria Rosa Coelho, (Enfermeira Rosinha) Clínica da Ponte
Fernando Faria, Centro Cultural e Desportivo de Sta. Eulália
Carla Vilela, Grupo Folclórico de Santa Eulália de Barrosas
António Ferreira, Empresário – Comércio de carnes
Henrique Machado, Médico Centro Saúde de Vizela
Jorge Granja, Associação de Pais e Amigos da Escola Básica EB1 e JI do Cruzeiro – Infias
José António, Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos
José Antunes, Presidente do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes
José Varela, Campeão do Mundo do Tiro a Hélices
Maria do Rosário Lopes, Presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Lage
Miguel Cunha, Presidente da Direcção do Clube Turístico e Desportivo de Vizela
Pedro Santos, Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes
Machado, Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes
Luís Filipe, Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes
Eugénio Fernandes, Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes
Victor Costa, Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes
Armindo Faria, Advogado
João “Peixinho”,
José Lopes, Empresário do sector do calçado em S.ta Eulália
Ulisses Araújo, Presidente da Direcção do Moto Clube de Vizela
Vítor Manuel da Silva Freitas, Comissão Fabriqueira de Sto. Adrião

Discurso de apresentação da candidatura de DINIS COSTA*

26 de Junho de 2009


Caros camaradas, Amigos e apoiantes aqui presentes

É com orgulho que estou aqui hoje para apresentar a minha candidatura à presidência da Câmara Municipal de Vizela.

Obrigado a todos pelas palavras de carinho e incentivo que esta noite me dirigiram, em especial ao Dr. Vieira da Silva que enquanto Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, muito tem apoiado Vizela.

Se já tinha poucas dúvidas, agora, com a força dos amigos que falaram antes de mim e com apoio desta grande moldura humana, tenho a certeza: Nós vamos ganhar estas eleições.


Vizelenses


Tenho de começar esta minha intervenção, dirigindo-me ao homem que acredita em mim para o suceder. Ao grande homem, que todos temos a honra de chamar Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vizela. O Sr., Dr. Francisco Ferreira, é o rosto do desenvolvimento da nossa terra, da nossa Vizela pela qual tanto lutamos.

O Sr., senhor Presidente, é o homem que contra todas as adversidades conseguiu converter o nosso concelho num Município de qualidade, onde dá gosto viver.

O humanismo, com que assumiu a cadeira de Presidente da Câmara, tornou-o o ombro amigo das pessoas que em momentos de maior dificuldade recorreram a si à procura de auxílio.

Muito obrigado por tudo. Pelo trabalho desenvolvido, pela confiança, pelos ensinamentos e, sobretudo, pela sua amizade.

Tal como ao Dr. Francisco Ferreira, quero também agradecer aos militantes do Partido Socialista, membros da Comissão Política, que no passado dia 12 me escolheram para encabeçar o grande projecto Socialista para as eleições autárquicas deste ano. Muito obrigado a todos. Prometo que não os vou decepcionar. Contem comigo para, em conjunto, continuarmos o trabalho até aqui desenvolvido, de construção de um concelho que responde a todas as necessidades e desejos da população.


Caros amigos,


São já 22 anos de entrega minha à causa pública. Primeiro enquanto presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel, depois como Vereador e Vice- Presidente da Câmara Municipal de Vizela.

22 anos a sentir o pulsar do povo vizelense. A sentir e a responder aos seus problemas e necessidades.

Enquanto membro do Executivo Socialista da Câmara Municipal de Vizela, eu e toda a equipa liderada pelo Dr. Francisco Ferreira, conseguimos na Educação, atingir níveis muito bons em equipamentos, com a requalificação das escolas do 1.º ciclo e a construção da EB2,3/S de Infias; com transporte, fornecimento de refeições para todas as crianças do concelho e actividades extra-curriculares em todas as escolas. Hoje dá gosto deixar os nossos filhos nas escolas e jardins-de-infância, pois sabemos que são bem acolhidos.

E se já estamos muito bem servidos na Educação, no próximo mandato vamos ser Excelentes.

Com a construção do Centro Escolar de S. Miguel e as obras na escola EB2/3, Vizela terá tudo ao nível do ensino obrigatório.

Mas haverá mais. Muito mais.

Vamos continuar a trabalhar para abrirmos uma Escola de Artes e Música sob a direcção da Sociedade Filarmónica Vizela.

Esta instituição tem recebido todo o apoio da Câmara Municipal de Vizela, no desenvolvimento de actividades e na mudança para instalações dignas e capazes de albergar as centenas de alunos e executantes.


Amigos e apoiantes,


Alargamos e melhoramos a rede viária em todo o concelho. Uma área onde vamos trabalhar para a construção da ligação à Auto-estrada, finalização da circular urbana e nova travessia sobre o Rio Vizela.


Teremos uma grande preocupação ambiental, com a criação de vários espaços de lazer.

Construímos novas e agradáveis centralidades em Vizela e nas suas sete freguesias.


Temos uma rede de saneamento básico e abastecimento de água que já atinge os níveis impostos pela União Europeia. Mas vamos mais longe. Com uma candidatura ao QREN, através da subvenção contratualizada com a AMAVE, vamos fazer chegar água e saneamento às zonas menos acessíveis.


Ainda nestes últimos 4 anos, e falo-vos apenas deste mandato pois senão seria demasiado cansativo, iniciamos a construção do Pavilhão Polivalente de S. Paio; construímos o ringue de S. João e o ringue da Lage, em S. Miguel, os acessos à escola EB2,3/S de Infias; o largo do Cruzeiro em Santa Eulália e onde estamos a ajudar na construção do Complexo Social Casal do Telhado e a alargar a Rua de Vila Pouca.


Noutro âmbito, demos início à requalificação do parque das termas, que manteremos; requalificamos a escola EB1 da Devesinha e estamos a reconstruir e ampliar a escola básica Maria de Lurdes Sampaio e Melo em Santo Adrião.

Ainda em Santo Adrião, freguesia onde o PS não é poder mas onde muito investimos, construímos um grande parque de estacionamento, ampliamos o cemitério e colaboramos na requalificação da Igreja Matriz e construção da capela mortuária.



Criamos a ligação entre o edifício “Castelo” a Alfaxim.

Dinamizamos cultural e turisticamente o concelho, com a inovação da Feira do Açúcar, Visitas Guiadas, Concurso de Fotografia e Mostra de Artesanato Local. Impulsionamos a actividade da Biblioteca Municipal através da realização de projectos de leitura e colaboração estreita com as bibliotecas escolares.

Compramos o “Castelo” e vamos lá construir a nova Biblioteca Municipal


Caros Vizelenses,


Nós apoiamos incondicionalmente o associativismo. Ao contrário de outros, apoiamos as associações porque elas são o melhor exemplo de participação cívica e activa dos cidadãos. Só assim, em conjunto, é possível construir uma sociedade melhor e mais solidária.

Apoiamos crianças, jovens e idosos desprotegidos. E continuaremos a apoiá-los. Até 2013 vamos construir 40 habitações sociais, em vez de 23, graças à renegociação do acordo com o Instituto de Habitação.

Vamos desenvolver programas lúdicos, de lazer e ocupação de tempos livres. Com a implementação de centros de convívio, Espaço Jovem e construção de equipamentos desportivos.

Vamos nos empenhar na construção de grandes projectos, mas ao mesmo tempo também mais demorados a serem disponibilizados. Falo-vos, por exemplo, das Piscinas, do Pavilhão Municipal, já aprovado pelo Instituto do Desporto, ou a Praia Fluvial.

Mas vamos construir também projectos que, embora mais simples, são muito importantes para a qualidade de vida dos cidadãos. São exemplo disso a ciclovia, marginal pedonal, construção do ringue de Tagilde e total requalificação do Parque das Termas.


Amigos,


É por tudo isto que, com muito orgulho, me mantenho na política activa, a partir de agora com responsabilidades redobradas, mas com a mesma confiança de que vamos continuar a conquistar o melhor para Vizela.


Com a minha experiência e com uma equipa capaz, vamos investir na qualificação e formação de adultos, dotando-os de capacidades para entrarem, ou re-entrarem no mercado de trabalho.


Este é, aliás, uma forma de combate ao desemprego que começamos agora a desenvolver com o Gabinete de Inserção Social e com o Gabinete de Empregabilidade do projecto Vizela. COM – Criar Oportunidades de Mudança.

Vamos igualmente apoiar a instalação de empresas no concelho de Vizela, seja através da desburocratização de serviços, isenção de taxas ou criação de estruturas que permitam a construção de clusters de excelência.

Porque é de novas ideias que precisamos para combater a grave crise que assola o país e o mundo, vamos apoiar os jovens, as suas ideias e as suas atitudes.

Para ajudar nessa aspiração, vamos criar o Conselho Municipal de Juventude.

O actual Executivo já está a trabalhar nisso e o nosso executivo, que sairá das eleições de Outubro, será o responsável pelo impulso e actividade.

Nós vamos fazer do Conselho Municipal de Juventude um centro de ideias, projectos e obras de e para a juventude, com reflexos ao nível da melhoria da qualidade de vida de todos nós.


Caros camaradas, amigos e apoiantes


A nossa missão é a de dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido desde que Vizela é concelho.

Como ouviram, temos para o nosso Município grandes projectos.

Contem comigo para os concretizar.

Eu conto convosco para, com confiança no futuro, fazermos de Vizela um concelho ainda melhor.


Com o voto de todos vós aqui presentes e com o voto que cada um de nós vai conquistar junto de familiares e amigos, vamos repetir o êxito de há quatro anos.

Partilhar