Arcebispo na festa da Penha este domingo

A Irmandade da Penha celebra, no próximo domingo, 19 de Julho, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a Padroeira da instituição, com o brilho e a solenidade que o momento festivo reclama.


A Irmandade da Penha celebra, no próximo domingo, 19 de Julho, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a Padroeira da instituição, com o brilho e a solenidade que o momento festivo reclama. Cumprindo a tradição, as cerimónias terão início, pelas 10h45, com a Procissão (entre a Gruta e o Santuário), seguindo-se, pelas 11h00, a celebração da Missa Solene. Para as 11h45 está agendada a tomada de posse dos Órgãos Sociais da Irmandade, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. António Magalhães, vereadores e entidades convidadas. Pelas 12h00 terá lugar a sessão inaugural da nova Praça Anfiteatro, abertura da exposição e entrega de prémios do concurso “Penha à Vista”, com a actuação do Grupo Coral de Azurém.

Após o almoço de confraternização, pelas 14h30, realiza-se o Festival Folclórico, com a participação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões e do Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho de Mancelos. As festividades terminam, pelas 16h45, com a Procissão de Regresso, entre o Santuário e a Gruta.

Recorde-se que a Irmandade concluiu recentemente a construção de uma nova Praça Anfiteatro, fronteira ao Largo do Santuário. A nova infra-estrutura prolonga o recinto sagrado para quase o dobro do anterior espaço, prevendo uma nova ligação directa ao Santuário a partir da estrada que serve a Pensão da Montanha. O novo recinto abre uma nova perspectiva de esplendor sobre o recinto sagrado e servirá de palco para a realização de diversas actividades culturais, sobretudo espectáculos ao vivo.

A nova obra da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, da autoria do Arquitecto Noé Dinis, constitui mais um expressivo contributo para a valorização do património natural e religioso de Guimarães. A intervenção abriu uma nova ligação de acesso ao recinto do Santuário, através de dois escadórios, enquadrados pela penedia e vegetação existente. A obra contempla um recinto onde foi recolocado o Cruzeiro, datado de 1875, que se encontrava ao fundo do Santuário, servido por arquibancadas em granito, que respeitam a cota natural do terreno, integralmente relvadas. Dando primazia ao verde e ao granito, a intervenção redimensiona o recinto sagrado, harmonizando o conjunto e servindo com maior dignidade a sua principal porta de entrada.

A primeira exposição que o espaço vai receber será relativa às mais de três centenas de trabalhos do concurso «Penha à Vista», elaborados pelos alunos de todos os ciclos de ensino do concelho de Guimarães. A festa servirá para entregar igualmente os prémios aos vencedores das categorias de escrita, desenho e fotografia ao concurso “Penha à Vista”, promovido conjuntamente pela Irmandade da Penha e o Centro de Formação Francisco de Holanda.

Recorde-se que a devoção a Nossa Senhora da Penha remonta a Setembro de 1702 e teve por base a devoção de um ermitão chamado Guilherme. Vindo de uma cidade vizinha de Roma, o devoto, inspirado por Deus, colocou uma imagem da Virgem Nossa Senhora entre uns grandes penhascos, num local inóspito, para que fosse adorada pelos fiéis que o visitavam. Falecido o ermitão, o lugar foi ocupado pelos religiosos Carmelitas calçados. Nessa mesma altura, a Senhora passou a denominar-se Nossa Senhora do Carmo da Penha.
Este ano, a festa terá, certamente, um renovado encanto e esplendor.

Partilhar