Vizelense Hélder Silva estava em Albufeira quando se deu o maior desastre de que há memória numa praia

Cinco mortos (número provisório podendo haver mais um ou dois) e três feridos é o resultado da derrocada sobre banhistas duma arriba na praia Maria Luísa no Algarve.
Hélder Silva, jornalista da RTP que iniciou a sua carreira na Rádio Vizela e reside em Vizela, estava em gozo de férias no Algarve, perto do local onde se deu a tragédia. Com o grande profissionalismo que se lhe reconhece, de imediato fez a notícia correr o mundo através da televisão estatal.


Foi o primeiro jornalista a fazer chegar a uma redacção de televisão a informação do acidente, eram ainda as informações disponíveis bastantes precárias dando conta apenas de três feridos.
Hélder Miguel Silva fotografou o local do acidente com a sua máquina pessoal e fez chegar essas imagens à televisão estatal e depois o som em directo via seu telemóvel conforme os números da tragédia iam aumentado, tendo ouvido alguns populares e dando posteriormente da presença de Cavaco Silva no local.
Hélder disse ao ddV que se encontrava na praia Olhos de Água, contígua à praia Maria Luísa: «Fui informado por um telefonema e de imediato dirigi-me para o local. Quando lá cheguei estava apenas um jornalista do Correio da Manhã».
Hélder Silva regressa hoje a casa depois de alguns dias de descanso em Albufeira na companhia da sua esposa e amigos vizelenses.


Quatro das cinco vítimas mortais da mesma família (notícia RTP)
As autoridades deram por concluídas as operações de socorro na praia Maria Luísa, em Albufeira, onde o desmoronamento de uma arriba matou cinco pessoas. Quatro eram da mesma família.Comentar Artigo Aumentar a fonte do texto do Artigo Diminuir a fonte do texto do Artigo Ouvir o texto do Artigo em formato �udio O Jornal de Notícias revela na edição de hoje a identidade das vítimas.
Ontem era o último dia de férias para pai, mãe e duas filhas do Porto, que estavam há 15 dias no Algarve. A quinta vítima mortal é uma mulher de 37 anos, residente em Coimbra.

O jornal avança ainda que um dos três feridos - dois ligeiros e um grave - é namorado de uma das jovens que morreu.

Zona balnear vai continuar aberta


As autoridades responsáveis pelas operações na praia Maria Luísa deram por concluídas as buscas às 22h00 de sexta-feira. "Toda a área onde caíram os desprendimentos da arriba foi batida e não deve haver mais vítimas no local", disse na altura o comandante Marques Pereira, da Capitania do Porto de Portimão.

As buscas foram dificultadas devido ao mar que, com maré alta, chegou a tapar parte do local onde estavam as pedras que desmoronaram. O comandante Marques Pereira garante que a possibilidade de a maré ter levado um corpo foi "acautelada" porque "foi feito um balizamento no mar com redes".

A praia Maria Luísa, em Albufeira, vai continuar aberta. A área da arriba que quebrou vai ficar isolada até domingo. O pedaço que não desmoronou deverá ser demolido nessa altura. (RTP)

JORNAL DE NOTÍCIAS

PÚBLICO

Partilhar