ASSEMBLEIA FC VIZELA: Paulo Pinheiro vai mesmo embora

Presidente demissionário suportou o seu pedido de demissão apontando o dedo aos autarcas Dinis Costa e a Alberto Machado. / Sócios tentaram demover Paulo Pinheiro mas não conseguiram. / Direcção demissionária mantém gestão corrente do Clube por mais 15 dias até ao acto eleitoral marcado para 2 de Outubro. /José Armando poderá estar de volta à Presidência.




Como se esperava, a Assembleia-extraordinária do Futebol Clube de Vizela de ontem à noite não apresentou nada de novo: Paulo Pinheiro reforçou o que já havia escrito a 11 de Agosto na carta de demissão (ver caixa) e acusou directamente Dinis Costa de ter estado na última Assembleia do Clube a fazer promessas que não cumpriu. Paulo Pinheiro revelou ter tido uma reunião com o Presidente da Câmara a quem exigiu as verbas prometidas ao Clube e um pedido de desculpas público do vereador Alberto Machado mas que não conseguiu nem uma coisa nem outra com a CMV a dizer que só haveria dinheiro para Outubro.

Paulo Pinheiro, apesar das insistências, bateu mesmo com a porta e vai deixar o Futebol Clube de Vizela, ou pelo menos a Presidência da Direcção dia 2 de Outubro.

Os sócios tentaram sem conseguir demover o Presidente demissionário. Luís Madureira disse: «O senhor Presidente já resistiu a grandes tsunamis e agora com uma pequena ventania vai embora!!!), alguns apontaram o dedo a Alberto Machado e houve mesmo quem incentivasse a assembleia a invadir a Assembleia Municipal que decorria do outro lado da rua dizendo: «aqueles políticos que venham tomar conta do Clube».

Paulo Pinheiro fez referência para os cerca 300 mil euros da falta de receitas que acarretou a descida de divisão do Clube «da qual eu não tive culpa nenhuma» e voltou a afirmar que vai mesmo embora.

Alguns associados não acharam matéria suficiente para o principal dirigente do FCV se despedir do Clube, desvalorizando o valor de quem o criticou e recordando que em Agosto Paulo Pinheiro afirmou que iria fazer tudo por tudo para devolver o Clube à Liga Vitalis dando com isso uma sapatada de luva branca nos Conselheiros da Liga e da Federação que despromoveram na Secretaria o FC Vizela.
Paulo Pinheiro é o Presidente do FCV com maior número de mandatos e de anos na presidência do Clube, dez.

O ambiente desta sessão foi quase fúnebre, com o salão da Casa do Povo repleto de associados e a tristeza estampada no rosto da massa adepta do terceiro maior Clube do Distrito de Braga, sobretudo no Presidente da Assemblei-geral, Alexandre Sousa (filho do primeiro Presidente do Futebol Clube de Vizela).

JOSÉ ARMANDO OU COMISSÃO ADMINISTRATIVA?

Não é crível que até dia 2 de Outubro de apresente alguma lista eleitoral pelo que, a exemplo do que já aconteceu noutras sessões, os novos timoneiros do Clube poderão ser encontrados no decorrer da própria sessão eleitoral.
Alexandre Sousa vai tentar sensibilizar alguém para assegurar o futuro do Clube. José Armando Branco, que mantém uma excelente relação com a Câmara Municipal, nomeadamente com o Presidente Dinis Costa, poderá ser o eleito, quiçá presidente de uma Comissão Administrativa.
Mas isto são apenas previsões. Certezas só uma: o Vizela está em maus lençóis.

A CARTA DE DEMISSÃO DE PAULO PINHEIRO ENTREGUE AO PRESIDENTE DA AG A 11 DE AGOSTO E ONTEM REFORÇADA PELO PRESIDENTE DEMISSIONÁRIO

2009-08-11 Exmo Presidente
Assembleia Geral
Futebol Clube de Vizela
Apartado 131
4815-902 Vizela



Há semanas atrás, apesar da descida de divisão do Futebol Clube de Vizela, ( facto do qual não tive qualquer responsabilidade ), ter originado a perda de receitas da Liga Portuguesa de Futebol na ordem dos 250.000,00 €, decidi continuar à frente do FCV, uma vez que recebi apoio e pedidos de diversas pessoas e entidades que me solicitaram para não abandonar o Clube.

Começamos de imediato a trabalhar:
- definimos a estrutura do futebol juvenil e negociamos pagamentos atrasados;
- reduzimos ao orçamento para a época de 2009/2010 em cerca de 30%;
- construímos uma equipa sénior que permite sonhar com a subida de divisão.

No dia 11 de Agosto de 2009, dirigi-me à Câmara Municipal de Vizela, para junto do Vereador responsável pela área, Sr. Alberto Machado, solicitar o pagamento de € 4.200,00, relativos ao contrato programa do ano de 2009, ou seja não fui pedir qualquer adiantamento de verbas referente ao ano de 2010, e tal foi-me negado de uma forma arrogante que não posso tolerar vinda de quem desempenha cargos públicos.

Por mais do que uma vez, em locais públicos, (apesar do cargo que desempenha), o Sr. Alberto Machado criticou a minha gestão, chegando ao ponto de, como ele admitiu e confirmou ter dito “O Presidente que venda os seus carros e pague as contas “. O Sr. Alberto Machado, que não paga quotas do Clube desde 2006, e que estando num cargo público, pago por todos nós, deveria ter mais cuidado e sobretudo mais respeito por quem como eu, ao longo dos anos provou ser mais Vizelense que muitos, deixando neste Clube muito do meu tempo, do meu trabalho e do meu dinheiro.
Não pactuo com atitudes vindas de pessoas, que nas minhas costas, se comportam de maneira diferente de quando me olham nos olhos.

Pelo exposto e desde já agradecendo aos meus colegas da Direcção o apoio que me deram e aos Associados do Clube, que sabem realmente aquilo que já fiz por este, venho desta forma manifestar a V.Exa. Sr. Alexandre de Sousa, Digníssimo Presidente da Assembleia Geral do Futebol Clube de Vizela a minha intenção, com efeitos imediatos, a partir da recepção desta carta, de me demitir de forma irrevogável, da Direcção deste Clube.

Para finalizar, desejo que V.Exa. consiga encontrar alguém que ame o Clube e consiga geri-lo melhor do que eu, podendo sempre e em última circunstância, solicitar ao Senhor Presidente da Câmara em exercício (Sr. Dinis Costa) a nomeação do Sr. Alberto Machado, para tomar conta do Clube, visto que por diversas vezes tem afirmado que o faria muito melhor do que eu.
Respeitosamente, com os meus melhores cumprimentos

Paulo Alexandre Freitas Vaz Pinheiro
Presidente da Direcção do Futebol Clube de Vizela




Partilhar