Dormidas de turistas nacionais batem recorde

Campanhas do Turismo de Portugal atraem milhões de turistas portugueses


Campanhas do Turismo de Portugal atraem milhões de turistas portugueses
Dormidas de turistas nacionais batem recorde
no Verão e ultrapassam barreira dos 5 milhões

A maior campanha de promoção interna de sempre do Turismo de Portugal – “Descubra um Portugal Maior” – levou os portugueses a corresponderem em massa ao desafio de escolher o seu próprio País para as férias de Verão. O número total de dormidas dos turistas nacionais em estabelecimentos hoteleiros do País nos meses de Junho a Agosto ultrapassou a barreira dos 5 milhões, resultando num aumento de 9% em relação ao conjunto dos mesmos meses do ano passado.

Assim, naquele período, o número total de dormidas de portugueses em estabelecimentos hoteleiros ascendeu a 5,2 milhões, dado tanto mais relevante quanto os resultados alcançados naqueles três meses em 2007 e 2008 tinham sido os melhores verões de sempre para o turismo nacional e que o Verão deste ano coincidiu com um dos piores momentos da crise económica internacional.
De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, as dormidas de nacionais só no mês de Agosto cresceram 6,1% face a Agosto de 2008, contribuindo para o melhor Verão dos últimos anos para o turismo interno, no que respeita a dormidas. Em Junho, as dormidas de nacionais já tinham crescido 19,1% em relação ao mesmo mês do ano passado e, em Julho, voltaram a crescer, desta vez 6,3% em relação ao período homólogo de 2008.
No total, os hotéis portugueses receberam no conjunto destes três meses mais 438 mil dormidas do que no mesmo período de 2008, tendo-se registado uma procura elevada em praticamente todas as regiões do País.
Para este comportamento dos turistas portugueses contribuiu em grande medida o esforço promocional interno levado a cabo pelo Turismo de Portugal desde o início do ano. Esse esforço – concentrado na campanha “Descubra um Portugal Maior”, lançada em Fevereiro passado – pretende desafiar os residentes a redescobrirem o seu País, desfrutando da oferta crescente e diversificada, que reflecte a modernidade e a inovação conquistadas pelo País nos últimos anos.
Dentro deste esforço de promoção é sintomática a adesão dos utilizadores ao canal de promoções criado no âmbito do portal www.descubraportugal.pt. O espaço, disponibilizado pelo Turismo de Portugal a todos os operadores do sector para que publicitassem as suas ofertas, registou desde a sua criação, em meados de Fevereiro, cerca de 260 mil visitas a que corresponderam 1,26 milhões de pageviews. Em Agosto, havia mais de meia centena de promoções activas no canal, colocadas pelos empresários do sector, que estiveram envolvidos desde o início na definição de toda a campanha.
No conjunto dos três meses, apesar da conjuntura económica internacional adversa, as dormidas nos destinos turísticos Algarve, Norte e Madeira registaram crescimentos na ordem dos dois dígitos em relação ao mesmo período de 2008. No Algarve, o aumento de dormidas nesse período rondou os 8% face ao Verão de 2008, o que demonstra que, além de escolherem Portugal para passarem as suas férias, feriados e fins-de-semana, os portugueses reforçaram a sua preferência pelo alojamento em estabelecimentos hoteleiros.
As regiões do País mais beneficiadas de Junho a Agosto pela procura turística dos nacionais, em valores absolutos, foram o Algarve (mais 143,4 mil dormidas no conjunto dos três meses, face ao mesmo período de 2008), o Alentejo (mais 77 mil dormidas) e o Norte (mais 74 mil dormidas). O aumento de dormidas no Algarve ocorreu ao mesmo tempo que o Turismo de Portugal reforçou, pelo terceiro ano consecutivo, o programa de valorização e animação turística ALLGARVE, e que teve a sua própria campanha de promoção.

Lisboa, 14 de Outubro de 2009

Partilhar