Requalificação das margens dos rios Minho e Lima



A Administração da Região Hidrográfica do Norte, I.P. (ARH do Norte, I.P.), em conjunto com as Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez, Caminha Melgaço, Ponte de Lima e Viana do Castelo, vai levar a cabo um projecto de protecção e valorização das margens dos rios Minho e Lima, num investimento de cerca de 3 milhões de euros.

O Plano de Valorização dos Serviços dos Ecossistemas da Região Biogeográfica Atlântica foi candidatado ao QREN – Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial do ON.2 – Novo Norte, para a gestão activa e espaços protegidos e classificados e contempla medidas de protecção dos meios aquáticos, recuperação dos habitats e sua valorização e a criação de caudais ambientais.

No âmbito do projecto estão, assim, previstas a monitorização ecológica das bacias dos rios Minho e Lima e a definição das formas de intervenção na Veiga de Cardielos (extensão de 900 metros), nas Salinas de Santa Marta de Portuzelo (100 metros), ambas no concelho de Viana do Castelo.

Em Ponte de Lima, a acção incidirá no Sítio de São João (extensão de 1000 metros) e prevê a requalificação e limpeza das margens e do coberto vegetal existente, criação de novas zonas de vegetação e erradicação das espécies infestantes, valorizando a galeria ripícola a vegetação autóctone. Está igualmente prevista a vedação das margens com toros de madeira para preservar o sistema ripícola e impedir o acesso de viaturas ao leito e margem do rio.

No concelho de Caminha será intervencionado o Sítio Boalheira – Seixas (extensão de 1000 metros, que prevê a colocação de paliçada e a plantação de carvalhos e plátanos.
Já no território de Melgaço, as margens do Minho, junto a São Marcos (extensão de 1000 metros), vão ser limpas e requalificadas, assim como o coberto vegetal existente. Serão criadas novas zonas de vegetação e erradicadas espécies infestantes.
Por fim, no concelho de Arcos de Valdevez a requalificação incidirá numa extensão de um quilómetro no Campo Transladário, junto às margens do Minho.
A conclusão deste plano está prevista para 2011.

Partilhar