"CONSIDERO QUE FIZ UM BOM TRABALHO" -diz Avelino Lopes o árbitro de recurso do Vizela/Paredes

Ex-árbitro estava a almoçar quando foi solicitado para apitar o jogo pois na bancada não estava nenhum árbitro. Presidente do Paredes ficou com dúvidas num lance onde o árbitro auxiliar era o elemento indicado pela sua equipa. Avelino Lopes refere: «Fiz o melhor que pude e sabia e acho que fiz um bom trabalho».


O caso da equipa de arbitragem ter faltado ao jogo Vizela-Paredes ainda vai dar muito que falar. Avelino Lopes foi o árbitro recrutado à última da hora depois de uma espera de 47 minutos em que ninguém se apresentou, nomeado pela FPF ou da bancada, para dirigir a partida.

Um dia depois o FC VIzela ainda não sabia porque faltou a equipa de arbitragem nomeada para ontem. José Armando Branco disse ao ddV que o árbitro João Henrique de Coimbra pode não ter sido informado pela FPF da antecipação do jogo.
O recurso foi recorrer a um ábritro que tem dirigido os jogos da pré-época do Vizela e outras partidas de carácetar particular sendo por natureza Avelino Lopes uma pessoa que gosta de colaborar.

Este ex-árbitro é natural de Guimarães mas reside há vários anos em Vizela onde casou. Os seus auxiliares foram o treinador adjunto do Vizela, João, e Feliz, director e roupeiro do Paredes.

A cerca de 24 horas após a inédita «convocatória» o ddV contactou com Avelino Lopes a quem colocou algumas questões:

ddV - Onde estava quando recebeu o telefonema para ir dirigir o jogo?
AL - Estava a acabar de almoçar. Fui da mesa para o estádio e não da bancada para o estádio como escreve um jornal de hoje (risos).

ddV - Ia ver o jogo?
AL - Talvez mas iria chegar um pouco mais tarde.

ddV - Que achou do seu trabalho?
AL - Achei que estive bem. Estou de consciência tranquilo?

ddV - Mas houve dois lances duvidosos: um em que o Paredes reclama grande penalidade e outro em que pedem deslocação a Leandro no segundo golo.
AL - Nos dois lances tive algumas dúvidas mas esperei a resposta dos auxiliares, que estavam melhores posicionados do que eu, e a informação que recebi foi de que não era penalti e o golo do Vizela foi limpo. Para mim prevaleceram essas duas posições.

ddV - O que lhe disseram no final os intervenientes na partida?
AL - O presidente do Paredes contestou a situação da suposta grande penalidade e disse que tinham filmado o jogo.

ddV - O que lhe respondeu?
AL - Disse-lhe que o lance foi perto do auxiliar nomeado pelo Paredes e que aquele disse não ser penalti. Fiquei com essa ideia e não marquei. Se tivesse ajuisado que era grande penalidade marcava. Mesmo assim tive a humildade de dizer ao sr. Presidente do Paredes que caso eles tivessem razão pedia desculpa mas que eu estava de consciência tranquila.

ddV - Ainda é árbitro no activo?
AL - Não. Fui árbitro durante 14 anos e agora estou a tirar o "mestrado".

ddV - Esteve tranquilo em toda a partida?
AL - Sim, já estou habituado a apitar jogos.

---------

O QUE DIZ A LEI

- A falta de árbitros não pode impedir o jogo de se realizar.
- Se na bancada estiver um árbitro credenciado ele é obrigado a dirigir a partida.
- Não havendo árbitro na bancada as equipas tentam encontrar uma solução sendo a maior responsabilidade do clube que organiza o jogo.
- Se mesmo assim não houver consenso, o capitão de uma das equipas dirige a primeira parte e o outro capitão a segunda.



Partilhar