Freguesia de Infias recebeu a I Presidência Aberta

Autarquia ouviu preocupações da população local. Próxima presidência aberta é em S. Paio de Vizela dia 15 Dezembro.



No cumprimento do compromisso eleitoral apresentado aos vizelenses, e com o objectivo de auscultar a população local e as forças vivas da freguesia, no que concerne ao seu desenvolvimento, a Câmara Municipal realizou, no passado dia 26 de Novembro, a primeira Presidência Aberta na Freguesia de Infias.
Com a realização desta iniciativa, a Autarquia teve como objectivo primordial identificar todos os projectos, iniciativas e necessidades actuais e futuras da freguesia de Infias, tendo, por isso, visitado associações locais, escolas e empresas de Infias.

Durante todo o programa da visita, a comitiva da Câmara Municipal foi acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Infias, Francisco Correia, que manifestou o seu regozijo pela sua Freguesia ter sido a primeira a ser contemplada com esta iniciativa.
O programa iniciou-se na sede da Junta de Freguesia de Infias, sendo a manhã dedicada à visita ao Centro Cultural e Recreativo Raul Brandão de Infias, ao Agrupamento Escuteiros n.º1092 de Infias, à Associação de Pais da EB1 Cruzeiro, à AIREV e à EB 2/3 S de Infias.
À tarde, o Executivo realizou a primeira Reunião de Câmara descentralizada, na sede da Junta de Freguesia de Infias. Desde que Vizela é concelho (1998), esta foi a primeira vez que uma reunião de Câmara se realizou numa freguesia. “É, para mim, um orgulho deixar esta marca”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Dinis Costa.
Seguidamente visitaram-se algumas empresas da freguesia, nomeadamente a Riler, a Vizelgraf e a Fábrica de Panificação Pastelarias Nuno.
À noite, realizou-se um encontro com população local, na sede do Centro Cultural e Recreativo Raul Brandão de Infias, que contou com participação de muitos munícipes, que não quiseram perder a oportunidade de colocar questões e manifestar as suas preocupações sobre a Freguesia directamente ao Presidente da Câmara Municipal.
Entre as questões colocadas, destaque para a construção do campo de futebol de Infias, sendo que o Presidente do Executivo afirmou que a obra está já considerada no PDM de Vizela, em articulação com o CCR Raul Brandão, acrescentando que a construção deste equipamento “é uma prioridade para a Câmara”.
O tema central do debate foi a preocupação dos munícipes quanto ao melhoramento da rede viária da freguesia, tendo o Presidente informado que a Autarquia já está a elaborar o projecto para a construção de uma rotunda em Fermil, numa parceria a estabelecer com o proprietário dos terrenos daquele local.
Nesta sessão pública, o Edil Dinis Costa afirmou que “a Autarquia vai corrigir vários problemas da Freguesia”, comunicando que a Câmara Municipal vai apoiar os munícipes mais carenciados no pagamento dos ramais de ligação de água e saneamento, através do alargamento do âmbito do Regulamento para a Atribuição de Apoios a Estratos Sociais Desfavorecidos.
No final, todos felicitaram o Presidente da Autarquia por esta iniciativa da Presidência Aberta, concordando ter sido um verdadeiro sucesso.
De lembrar que a Presidência Aberta irá contemplar todas as freguesias do Concelho, sendo que a próxima realiza-se na freguesia de S. Paio, já no dia 15 de Dezembro.

Gab. Comunicação da CM Vizela
27 de Novembro de 2009

Partilhar