O Poder do jornalismo Vizelense e o Poder da Autarquia

O assunto, ao que sabemos, foi tratado pela rama na última reunião da Câmara Municipal de Vizela. Quanto a nós merecia um debate mais profundo sendo os órgãos de informação vizelense - Notícias de Vizela, Rádio Vizela, RVJornal e Digital de Vizela -, um dos alicerces (o tal quarto poder o talvez mais) do desenvolvimento concelhio. MANUEL MARQUES


Na última reunião municipal realizada em Infias e no decurso da primeira Presidência Aberta foi abordada a famigerada distribuição da publicidade institucional da Câmara Municipal de Vizela pelos órgãos de informação vizelenses.

Achamos bem que se clarifique duma vez por todas os critérios institucionais da publicidade institucional. Curiosamente esta discussão decorreu na mesma semana em que o deputado centrista da Assembleia da República Pedro Mota Soares anunciou que o seu partido vai requerer a presença da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) na Assembleia da República, com o objectivo de esclarecer «notícias que dizem» que o Governo compra publicidade nos media «de acordo com critérios políticos».

O assunto, ao que sabemos, foi tratado pela rama na última reunião da Câmara Municipal de Vizela. Quanto a nós merecia um debate mais profundo e responsável sendo os órgãos de informação vizelense - Notícias de Vizela, Rádio Vizela, RVJornal e Digital de Vizela -, um dos alicerces (o tal quarto poder) do desenvolvimento concelhio.

Também achamos que a distribuição de publicidade deveria obedecer a critérios transparentes, sem olvidar, naturalmente, porque isso seria pura ignorância, que há publicidade específica para órgãos de informação específicos como a publicidade sonora, a publicidade de jornais em papel e a outra publicidade dos jornais digitais como são a compra e o aluguer de link’s, etc.

Para quem não sabe (e com o devido respeito dizemos que parece haver autarcas que não sabem), o Concelho de Vizela tem quatro órgãos de informação oficiais registados na Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e que passo a citar por ordem de idades:

NOTÍCIAS DE VIZELA
Num. Registo 100550
Director Mónica Susana Pedrosa Ribeiro
Proprietário Mónica Susana Pedrosa Ribeiro


RÁDIO VIZELA
Director: DOMINGOS VAZ PINHEIRO
Proprietário: Cooperativa da Radiodifusão, CRL

RVJONAL
Num. Registo 124352
Director Arminda Zélia Ribeiro Pedrosa Fernandes
Proprietário Rádio Vizela - Cooperativa de Radiodifusão, CRL



DIGITAL DE VIZELA
Num. Registo 124591
Director Manuel Mendes Marques
Proprietário Manuel Mendes Marques


Em resposta aos senhores vereadores da Coligação Por Vizela, nomeadamente o vereador Dr. António Manuel Pacheco, que se manifestaram preocupados com a distribuição da publicidade institucional da CMV sobre os órgãos de Comunicação Social do Concelho de Vizela, o sr. Presidente Dinis Costa reafirmou que TODOS serão tratados por igual.

Não foi mais do que isso que o ddV (órgão de comunicação social de Vizela e em prol de Vizela com todos os seus impostos em dia), pediu duas vezes por ofício ao Município de Vizela no mandato anterior: IGUALDADE de trato.

Não obstante nunca termos recebido nenhuma resposta (contrariamente à Câmara Municipal de Famalicão que de imediato se prontificou a apoiar este jornal digital, através do aluguer de um link, com toda a legitimidade desde a fundação do ddV em 2004), nunca nos desviamos do rumo que traçamos: seriedade, transparência e salvaguarda integral do bom nome de Vizela.

Será sempre assim, com apoios ou sem eles porque um jornalista deve estar ao serviço da informação (noticias) e não da administração (dinheiro).

Pela nossa parte nunca confundimos falta de publicidade com falta de liberdade. Nem o contrário.


Nem entendemos, apesar das despesas que o ddV acarreta, como imperioso o que a Câmara possa atribuir ao ddV tratando-se este jornal de um projecto sem qualquer fim lucrativo.

Mas a descriminação ofende.

Embora pela nossa parte os valores materiais tenham pouco significado, não é menos verdade que se tivesses outros meios (como material de apoio) melhor trabalho faríamos em prol da nossa Terra, utilizando este veículo de informação, prestes a atingir os dois milhões de visitas, para servir cada vez melhor os milhares de vizelenses que nos consultam em todo o mundo e pedem apoio, inclusive a Autarquia, o Poder e a Oposição e todas as colectividades da região.

Soubemos sempre calar a falta de atenção que o poder autárquico votou o ddV e respeitamos sempre tudo e todos. Pusemos sempre Vizela acima de todas as coisas, como não poderia deixar de ser, e assim continuaremos independentemente dos resultados que possa emergir daqui para a frente da discussão municipal da passada quinta-feira.


De qualquer forma, hoje, quando ouvimos falar na tal IGUALDADE de distribuição de publicidade institucional, só podemos sorrir de esperança até porque nos faz recordar aquela velha anedota do machista e do bondoso?

Diz o machista:
- Já vista esta anarquia? As mulheres querem mandar 50 por cento!!!
- Isso é muito bom – diz o bondoso.
- É bom porquê?
- Porque assim eu vou mandar metade em casa onde não mando nada.

MANUEL MARQUES
(1ª parte)


P.S. - O mês passado a ERC enviou uma circular aos órgãos de comunicação social de todo o País tendo o ddV sido também convidado a responder. A alínea 17 indagava sobre o montante de publicidade institucional que este órgão recebia. A resposta foi ZERO; a pergunta 20 indagava sobre possíveis protocolos com órgãos autárquicos; e a pergunta 21 pedia isto: «ASSINALE COM UM X AS ENTIDADES COM AS QUAIS POSSUI PROTOCOLos: Câmara Municipal? Governo Civil? Juntas de Freguesia? Outras entidades, quais?»
Referimos apenas a Câmara de Famalicão. Não sei o que pensou a ERC ou isto não fosse o Digital de Vizela.






Partilhar