Programa da SIC apresenta caso de Vizela com onze anos. VEJA O VIDEO


A história do médico russo Alexandre Afanasiev que passou por Vizela em 1998 e mereceu grande destaque na imprensa com alguma polémica à mistura, foi hoje tema da rubrica "Perdidos e Achados" da televisão SIC. Afanasiev é actualmente casado com uma vizelense e dispõe de uma clínica em Mascotelos-Guimarães.


A SIC transmitiu cerca de 15 minutos de programa tendo ouvido as mesmas pessoas que prestaram declarações a favor e contra o médico russo que montou consultório no antigo Hospital de Vizela. Francisco Ferreira, que exerceu medicina, foi novamente ouvido (no Verão passado) e voltou a colocar em causa as capacidades médicas de Afanasiev. Como há onze anos atrás, a peça que a SIC exibiu mostrou pessoas a favor e contra o médico russo.
Afanasiev tem actualmente instalações em Vizela para instalar uma clínica (próximo ao Centro de Saúde de Vizela) mas, ao que tudo indica, as questões burocráticas ainda não lhe permitiram por a mesma em funcionamento.

TEXTO SIC

O médico milagreiro
Há onze anos uma rua de Vizela encheu-se em protesto contra o encerramento do consultório de um médico milagreiro. Os manifestantes garantiam que os tratamentos de Alexandre Afanasiev eram muito mais eficazes do que os dos outros clínicos. Mas, na mesma cidade, havia quem pusesse em causa as alegadas curas do médico russo.

Em busca do médico milagreiro que agitou Vizela há 11 anos

. Afanasiev chegou a Vizela em 1997 e depressa ganhou fama. Com ele, um pequeno consultório do hospital desactivado transformou-se, rapidamente, numa clínica com internamento.

Às consultas de clínica geral e neurologia acorriam mais de cem pessoas por dia. Na altura, cada uma já pagava dez contos, ou seja, 50 euros.

Mas à medida que ganhava a confiança de muitos, também havia quem desconfiasse das habilitações e dos métodos inovadores do médico russo.

Na altura, Afanasiev explicou à SIC que os tratamentos tinham sucesso graças à grande escola de medicina da antiga União Soviética. Foi com esses ensinamentos que prometeu curar um bebé que tinha nascido prematuro e que, para os médicos portugueses, viveria para sempre em estado vegetativo.

Onze anos depois, o Perdidos e Achados regressou a Vizela. Quisemos saber o que é feito de Alexandre Afanasiev e do bebé que o médico prometeu curar.


--------------------------------------------------------------------------------

Jornalista: Ana Paula Félix
Imagem: Vítor Caldas
Edição: Luís Gonçalves
Produção: Eduarda Batalheiro;, Diana Matias
Coordenação: Sofia Pinto Coelho
Direcção: Alcides Vieira


Partilhar