ARH do Norte, I.P. e Universidade do Minho participam em projecto europeu

A Administração da Região Hidrográfica do Norte, I.P. e a Universidade do Minho participam nos próximos dias 12 e 13 de Fevereiro, em Tirana, Albânia, na primeira reunião do projecto NOVIWAM – Novel Integrated Water Management Systems for Southern European Regions.



Trata-se de um projecto europeu financiado pelo programa FP7 e que conta com cerca de 19 parceiros internacionais, entre instituições públicas, organismos de investigação e empresas provenientes da Albânia, Chipre, Espanha, França e Portugal. A participação portuguesa é composta pela ARH do Norte I.P., a entidade responsável pelo planeamento e gestão de recursos hídricos na Região Norte, pelo Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e pela Simbiente, uma spin-off universitária.

Segundo o Prof. António Brito, presidente da ARH do Norte e docente na Universidade do Minho, o projecto NOVIWAM tem como objectivo a criação e consolidação de uma rede de clusters de investigação orientados para a melhoria dos modelos de gestão das bacias hidrográficas do Sul da Europa. Assim, a primeira iniciativa deste projecto será a elaboração de um plano de acção conjunto no quadro da análise dos modelos de gestão das bacias hidrográficas nestes países, através do intercâmbio de conhecimentos entre os diversos elementos do consórcio. A análise e a optimização dos procedimentos de gestão integrada de recursos hídricos será efectuada com o objectivo último de contribuir para apoiar a implementação dos programas de medidas a consagrar nos planos de gestão de bacia hidrográfica, actualmente em preparação, para alcançar o bom estado ecológico e químico das massas de água exigido pela Directiva Quadro da Água e pela Lei da Água em Portugal.

Partilhar