Discurso da tomada de posse do Presidente da Vizelgolfe

Para a história fica o primeiro discurso na fundação de uma nova Associação vizelense. As palavras são de Gonçalo Castro, primeiro Presidente da Direcção.


«Dirijo-me a todos vocês que nos quiseram honrar com a presença neste acto de tomada de posse dos primeiros Órgãos Sociais da Vizelgolfe, interpretando-a como testemunho de confiança que em nós depositam. Uns, certamente de forma convicta, acreditando que somos capazes de cumprir e, outros, provavelmente distinguindo-nos com o benefício da dúvida.

Tentaremos a uns não desiludir e a outros surpreender.

Trabalharemos a pensar em objectivos ambiciosos, com critérios de exigência e ideias inovadoras, mas com o sentido prático da necessária adequação à nossa realidade.

Esta Direcção terá por princípios ser humilde mas actuante, aberta mas exigente no cumprimento dos objectivos que norteiam este colectivo. O processo de decisão será sempre mais fácil com propostas objectivas e coerentes.

Estabelecemos como principal objectivo para o mandato que ora se inicia, o crescimento, de forma a transformar Vizela no maior centro de Minigolfe do País.

Hoje somos muitos, amanhã seremos muitos mais.


Tendo em vista um crescimento rápido, mas sustentado, orientamos a nossa actividade para 2010, no sentido da; FORMAÇÃO, da DIVULGAÇÃO e naturalmente da COMPETIÇÃO.

Na formação, estamos já a trabalhar em algumas escolas do 1º ciclo, com o Projecto Mini & Golfi. Um projecto desenvolvido nas salas de aula, e que tem como finalidade incutir nas crianças o gosto pelo Minigolfe.

Ao nível do 2º e 3º ciclos e ainda do secundário, vamos desenvolver diversas actividades nas; escola EB 2/3 S de Infias, Escola EB 2/3 de Vizela, Escola Secundária e

Colégio Vizela, tendentes a formar e recrutar novos praticantes.

Na área da divulgação, vamos aproveitar a realização no Jardim Manuel Faria do Campeonato Nacional de iniciados, para fomentar junto da população a atracão pela modalidade. Nesta área, vamos ainda projectar algumas actividades a desenvolver durante as Festas da Cidade.

Na competição, estaremos presentes nas principais provas com objectivos bem definidos e que visam alcançar o maior número de vitórias possíveis.

Somos uma Associação jovem, que vai trabalhar essencialmente para os jovens, por isso, vamos celebrar protocolos com vários estabelecimentos de ensino, no sentido de trazermos continuadamente, ao nosso campo de Minigolfe, grupos de alunos para participarem em diversas actividades minigolfistas.

Este ano, comemora-se o 40º aniversário da realização do 1º Campeonato Nacional de Minigolfe, disputado no actual campo de Minigolfe do Park Club.

Assinalaremos este acontecimento com a realização de um encontro entre antigos praticantes, seguido de um torneio e ainda com uma exposição fotográfica alusiva à época.


Senhor Presidente da Câmara,


A construção este ano, do novo espaço para a prática do Minigolfe, é sem dúvida o acontecimento que mais entusiasma os minigolfistas vizelenses.

Ele, vai permitir-nos outras condições de treino e preparação para a competição e, será sem dúvida muito mais atractivo que o actual, capaz de por si só atrair muitos praticantes. Vai também tornar possível a realização em



Vizela, no próximo mês de Outubro, da final do Campeonato Nacional 2010, e ainda possibilitar o regresso à nossa terra de provas de âmbito internacional.


Certamente que muitos de nós se lembrão do impacto causado em 1971 na nossa cidade, com a realização do 1º Campeonato da Europa no nosso País. Foi um acontecimento marcante e que lançou definitivamente a modalidade em Portugal.


Conjuntamente com a Câmara Municipal de Vizela e a Federação Portuguesa de Minigolfe, acabamos de assinar a candidatura à organização em Vizela da «EUROPA CUP 2012».

Sendo-nos concedida a organização deste evento, como pensamos, vamos ter em Vizela, 40 anos depois, os melhores atletas europeus da modalidade. Certamente que esta prova, devido à sua importância, vai levar o nome da nossa cidade a muitas cidades e países da Europa.


Para a realização de todos os nossos objectivos necessitamos da ajuda e colaboração de muitos.

Assim, continuaremos a contar com a colaboração da Câmara Municipal, das Juntas de Freguesia e de muitas outras instituições que ao longo dos tempos têm demonstrado o seu carinho por esta modalidade.

De facto sem a sensibilidade dos seus responsáveis, para a importância da diversidade no desporto, não nos seria possível terá chegado aqui.

Agradeço do fundo do coração a todos, e permitam-me poder continuar a contar com a vossa ajuda.


Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Minigolfe,


Quero neste acto público de instalação dos primeiros Órgãos Sociais da Vizelgolfe, agradecer a colaboração prestada pela Federação, presidida por V. Exa., ao



Minigolfe Vizelense. Naturalmente que continuamos a contar com a sua ajuda nas muitas actividades que vamos concretizar ao longo deste mandato, nomeadamente na organização da prova cuja candidatura acabamos de assinar.


Senhoras e senhores membros dos Órgãos Sociais da Vizelgolfe, recém-empossados,



A todos agradeço a vossa disponibilidade para abraçar este projecto, desejando-vos um mandato com muito sucesso. Contarei com o trabalho e dedicação de todos vós nesta caminhada, na certeza porém de que, em 2012, todos estaremos orgulhosos pelo trabalho realizado.



Minhas Senhoras e meus senhores,


Uma palavra final de agradecimento:

Á Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Vizela, pela disponibilidade na cedência da sua sede, local onde temos realizado as nossas reuniões;


Também á Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela, que nos possibilitou a realização desta cerimónia nestas maravilhosas instalações.


E, ainda à Sociedade Filarmónica Vizelense, que nos brindou com estes excelentes momentos musicais, interpretados por dois dos seus jovens músicos.


A todos envio um profundo agradecimento.


Por fim, lembrei-me que Indira Gandhi disse um dia que “há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas, e as que ficam com os louros…”



Nós procuraremos estar sempre no primeiro grupo de pessoas.


Muito obrigado.


O presidente da VIZELGOLFE

Gonçalo Castro





Partilhar