Jornal de Noticias: Muro do santuário de S. Bento abateu

JN do Porto faz hoje referência para a queda do muro em S. Bento das Peras-Vizela.



Um muro cedeu no caminho pedonal de acesso à capela de S. Bento das Pêras, em Vizela, provocando uma aparatosa derrocada, sem contudo fazer vítimas.

O vigilante do santuário assistiu à derrocada, que se presume ter sido provocada pelo mau tempo. "As chuvas infiltraram-se nos terrenos e a água foi fazendo peso até que o muro cedeu", avançou Alfredo Ribeiro, presidente da Confraria de S. Bento das Pêras.

O acidente aconteceu no primeiro dia do ano e, segundo Alfredo Ribeiro, não põe em risco a segurança de pessoas, nem se prevêem novas derrocadas.

"Temos já agendada uma reunião com o arquitecto responsável pelo projecto de requalificação que estamos a levar a cabo para encontrarmos uma solução que deverá passar pela demolição e construção de novo muro", revelou. A obra para suster as terras, na sequência do desabamento de um muro com perto de 50 anos, deverão custar cerca 50 mil euros. O responsável da confraria lamenta mais aquele encargo avultado, "atendendo ao investimento que se está a fazer, com o apoio da Câmara, neste espaço, mas teremos de arranjar soluções, porque não se quer que isto fique neste estado por muito mais tempo".

O santuário de S. Bento das Pêras, elevado a essa categoria em 1999, situa-se no cimo do monte com o nome do santo, a 410 metros de altitude, integra a cooperativa de turismo religioso Turel e é visitado, anualmente, por milhares de pessoas. A elevação do recinto a santuário decorreu a 21 de Junho de 1999, por ordem do então arcebispo de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, que reconheceu a importância daquele local de culto, onde se venera S. Bento.

Projecto de requalificação

Para dar maior dignidade ao santuário, a Confraria de S. Bento das Pêras deu início a um projecto ambicioso de requalificção, que já concluiu a primeira fase, dando uma nova imagem ao recinto.

As obras beneficiaram toda a área envolvente às capelas, com a construção de um altar para missa campal, arruamentos, sanitários, loja de recordações, reflorestação e ajardinamento, parque de merendas e ainda miradouros.

A segunda fase das obras contemplará a construção de cinco lagos em cascata e a reflorestação do monte de S. Bento, ao longo dos próximos 20 anos.

A festa em honra de S. Bento realiza-se a 11 de Julho e do programa destaca-se uma peregrinação, no domingo seguinte.
LILIANA COSTA

Partilhar