Vizela perdeu uma grande Mulher

Professora D. Maria Alcina faleceu ontem ao fim do dia com 88 anos de idade. Uma vida dedicada aos outros. «Quando morrer parto feliz pois nasci para servir» - costumava dizer.


A comunidade vizelense está de luto. Maria Alcina Claro faleceu. Uma grande chefe do escutismo, uma professora que milhares de alunos que passaram pelas suas salas de aulas em quatro décadas de profissão jamais esquecerão.

O seu sorriso, a sua eterna juventude, coisas belas que marcaram uma vida de entrega à comunidade vizelense razão que levou em 2001 o Rotary Clube de Vizela a galardoá-la com a distinção »Profissional do Ano».
Recebeu as mais altas distinções do escutismo, tendo sido a primeira chefe do CNE de S. Miguel em 1966.

O percurso habital desta grande vizelense que nunca teve pretensões em casar, fazia-se diariamente entre a sua casa na rua Manuel Faria (em frente ao jardim) e a paróquia de S. Miguel onde procurou sempre servir: Deus e os filhos de Deus.
São muitos aqueles que hoje choram a partida desta grande mulher. O associativismo vizelense, toda a comunidade de Vizela ficou hoje mais pobre.

NR - Tive o grato prazer de ter sido aluno do 1º ao 4º ano da professora Maria Alcina. Considerava-a uma segunda mãe. Conhecemo-nos numa sala de aulas e ficamos amigos para sempre. No última festa de S. Bento das Peras estivemos a conversar sentados ao lado do altar do padroeiro (foto). No último Verão estivemos sentados a conversar numa esplanada do jardim Manuel Faria. Foi bom ter conhecido uma mulher tão Grande como a minha professora e uma segunda mãe D. Maria Alcina. MMM

Partilhar